18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Famílias recebem presente no “sapatinho” das freguesias

23 de Dezembro 2022

Diversas freguesias de Coimbra têm distribuído, por estes dias, centenas de cabazes de Natal pelas famílias mais carenciadas para que possam desfrutar da quadra natalícia de forma mais aconchegante e feliz.

Todos os cabazes são constituídos por bens essenciais e outros tantos produtos para a ceia de Natal, como bolo-rei, azeite e algumas iguarias tradicionais da época, bem como alguns produtos direcionados para os mais novos para os agregados familiares que têm crianças.

A União das Freguesias (UF) de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades entregou 310 cabazes a famílias carenciadas da freguesia. A iniciativa permitiu oferecer aos beneficiários deste “miminho” natalício um cabaz composto por leite, o tradicional bacalhau, arroz, massa, cereais, óleo, açúcar, feijão, enlatados e, entre outros, o bolo-rei que, não sendo um produto essencial, é tradição. Este não é o único apoio que a edilidade atribui durante o ano. As famílias são apoiadas mensalmente pelas Vicentinas [Associação da Sociedade S. Vicente de Paulo].

A UF de Santa Clara e de Castelo Viegas também procedeu à entrega habitual dos cabazes de Natal às famílias sinalizadas pela equipa da UF. No total foram distribuídos 250 cabazes por ambas as freguesias, que tiveram o contributo da Confraria das Couves de Castelo Viegas, Binómio – Produtos Alimentares, Lda. E da A Previdência Portuguesa.

“Acreditamos que estes cabazes vão trazer algum conforto na celebração desta quadra natalícia em centenas de lares das nossas freguesias”, disse o presidente da UF de Santa Clara e Castelo Viegas, José Simão.

A UF de Coimbra – Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu também voltou a unir esforços e entregou cerca de 500 cabazes de Natal às famílias mais carenciadas da freguesia, contando com o apoio de várias instituições de apoio social. No caso dos agregados familiares com crianças, o cabaz foi com um presente para os mais novos. Este apoio reflete-se, assim, em mais de 900 pessoas, das quais 223 são crianças. Os beneficiários deste apoio foram sinalizados por instituições, como a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel e o Centro Comunitário de Inserção da Cáritas Diocesana de Coimbra, que trabalham em rede com a própria UF, que também acolheu pedidos de ajuda.

Em Antuzede e Vil de Matos foram distribuídos 95 cabazes de Natal recheados de bens essenciais para as famílias que mais precisam na freguesia, numa ação dinamizada pela UF. “Infelizmente não conseguimos chegar a todas as casas que necessitam, mas realço que durante todo o ano apoiamos as famílias que procuram ajuda”, disse o presidente Diamantino Jorge.

A Junta de Freguesia de Cernache também entregou 80 cabazes de Natal, embora, reforça o presidente Vítor Carvalho, “não apoiamos as famílias apenas nesta época, mas sim ao longo do ano inteiro”.

A UF de Eiras e São Paulo de Frades distribuiu cerca de 400 cabazes “bem completos” de géneros alimentares essenciais e também o tradicional bacalhau e bolo-rei para “aquecer o Natal das pessoas mais carenciadas”, referiu o presidente Luís Correia. Esta ação solidária da UF contou com o apoio de várias instituições, empresas e outras pessoas que doaram diversos bens essenciais para, agora, distribuir pelas famílias “que comprovaram a sua carência económica”. Em Santo António dos Olivais, a Junta entregou 190 cabazes de Natal e brinquedos pelas famílias mais necessitadas da freguesia. A iniciativa contou com o apoio de várias empresas, organizações, associações e pessoas em nome individual que colaboraram na cedência de bens alimentares. “As instituições da freguesia também distribuem este mimo, totalizando cerca de mil cabazes entregues às famílias”, disse o presidente da Junta de Santo António dos Olivais, Francisco Rodeiro.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM