13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic: Novidades e surpresas durante os 11 dias

26 de Julho 2019

Inovar para ir mais longe é a filosofia da Expofacic. Nesse sentido, a comissão organizadora aposta, este ano, em vários eventos pioneiros e algumas surpresas, que enriquecem o programa e prometem atrair a Cantanhede ainda mais visitantes.

F16 vão sobrevoar a Expofacic

A mega exposição da Força Aérea Portuguesa é uma das grandes novidades da Expofacic. Depois do sucesso de Titanic, o certame apresenta agora quatro aviões em tamanho real, bem como simuladores e muitas outras atrações que asseguram grande espetacularidade. Esta exposição promete conquistar público de todas as idades, que vai, com certeza, deixar-se seduzir pelas grandes máquinas e deixar-se envolver na zona dos simuladores. Mas, para além dos aviões que já aterraram no recinto, há ainda muitas surpresas reservadas para estes dias. O ponto alto está marcado já para domingo, dia em que aviões animados vão percorrer o recinto e uma parelha de fantásticos F16 vão sobrevoar Cantanhede. Ainda nesse dia, atua o Grupo de Música de Câmara da Banda da Força Aérea Portuguesa.

“Espaço Gaming”

O “Espaço Gaming”, onde se encontram youtubers, jogos de computador, consolas e muitas outras atrações pensadas especialmente para o público mais jovem, é outra das novidades. Trata-se de uma aposta que, segundo a organização, responde à procura que vai surgindo e às novas “tendências de mercado”, uma “mais valia” que deverá atrair novos públicos à Expofacic. O Espaço Gaming encontra-se no Pavilhão da Educação, onde os visitantes podem participar em torneios com muitos dos jogos digitais da atualidade counter strike, FIFA, Overwatch ou just dance. Pelo palco vão passar conhecidos “influenciadores” do mundo digital, que vão jogar e lançar vários desafios ao público, participando, ainda, em sessões de autógrafos e de fotografias. No recinto estão também Pc’s para que todos possam experimentar, de forma gratuita, os jogos mais “badalados”. Não faltam ainda as consolas da X-Box, Nintendo e Play Station, entre muitas outras atividades como a realidade virtual.

Bienal de Arte

Outra das novidades desta edição é a “1.ª Bienal de Arte”, uma iniciativa pioneira que, surgindo associada à exposição dedicada ao pintor Mário Silva, pretende dar um maior impulso às artes plásticas e promover a produção de artistas. Com tema livre, a Bienal contou com a participação de 45 artistas, tendo sido selecionados 25. Dos trabalhos apresentados, o júri escolheu três vencedores e atribuiu ainda três menções honrosas. Estes trabalhos podem ser apreciados na Expofacic, enquanto as restantes obras estão em exposição na Casa da Cultura. Estes trabalhos enriquecem a exposição sobre Mário Silva, cujo espólio, cedido à Junta de Freguesia da Tocha, dá a conhecer a vida e obra deste famoso pintor, falecido em setembro de 2016.

Festival Europeu atrai jovens de 15 países

O Festival Europeu, que traz a Cantanhede jovens de 15 países, é também novidade neste evento. Promovido pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, junta 700 participantes em Cantanhede, que vão estar envolvidos em diversas atividades desportivas, culturais, recreativas e gastronómicas, destinadas a proporcionar troca de experiências e saberes. Estas centenas de pessoas são convidadas a desfrutar da Expofacic e de tudo o que Cantanhede tem para lhes oferecer.

 


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM