2 de Dezembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic celebra gastronomia da Bairrada e da Gândara

19 de Julho 2019

A Expofacic apresenta-se como “um saboroso destino de férias”. Já em contagem decrescente para a abertura, que ocorrerá na próxima quinta feira (25 de julho), às 17h00, este certame continua a apostar num programa variado para atrair milhares de visitantes a Cantanhede durante estes 11 dias de festa.

Com o lema “Mil motivos, um destino”, a Expofacic vai reunir, até 4 de agosto, no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus, tudo aquilo que há de mais tradicional na região. Apesar de se assumir há muito como uma feira/festa do país e de ter apostado fortemente, nos últimos anos, na internacionalização, atraindo empresas e visitantes dos mais variados pontos do país e também de outros países, esta feira/festa não esquece as suas raízes e, a cada edição, promove o que há de melhor e mais caraterístico na região, como sucede com a gastronomia, setor dinamizado sobretudo pelas coletividades do concelho que aproveitam esta realização para dar a conhecer a rica e variada gastronomia deste território.

São cerca de 50 as tasquinhas que vão estar no recinto, trazendo para a mesa os pratos típicos e que fazem parte da essência do povo. A organização lembra que a gastronomia da Bairrada e da Gândara tem a sua origem no “dia a dia das suas gentes, no seu trabalho e nos produtos que a natureza lhes proporcionam da beira mar até à serra”.

Cantanhede tem, sem dúvida, uma gastronomia muito rica e diversificada e são esses sabores que vão estar em destaque de 25 de julho a 4 de agosto, em ementas que apostam nas especialidades tradicionais e que transformam a Expofacic também num “grande festival gastronómico”.

Leitão à Bairrada, cabidela de leitão, chanfana gandaresa, sarrabulho, negalhos da Bairrada, sardinha assada na telha, sopa gandaresa, favas à gandaresa, caldeirada de peixe, bacalhau à lagareiro, vitela assada, entrecosto em vinho d’ alhos e o famoso galo velho são exemplos do que se vai poder saborear neste certame, considerado o melhor evento de Portugal e a nível ibérico, no âmbito do “Iberian Festival Awards”, e detentor também do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019.

E a acompanhar a rica e apetecível gastronomia estarão ainda os famosos vinhos e espumantes da região da Bairrada, néctares muito apreciados e que são considerados também “ex-libris” desta região.

A gastronomia e os vinhos são apenas uma das muitas atrações desta feira/festa, que conta com cerca de 630 espaços de exposição, um atrativo cartaz de espetáculos musicais e muitas novidades, como a I Bienal de Arte, a exposição do pintor Mário Silva, uma grande exposição de aviões, um Acampamento Medieval e um “Espaço Gaming”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM