6 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Expofacic cada vez mais amiga do ambiente

26 de Julho 2019

A Expofacic volta a ostentar o “Sê-lo Verde” e o título de Ecoevento. A organização quer que este seja um certame cada vez mais amigo do ambiente e, para tal, reforça a aposta na sustentabilidade ambiental, através da adoção de medidas que ajudem a acabar com o plástico e que sejam menos nocivas para a natureza.

A candidatura submetida pela INOVA-EM ao programa “Sê-lo Verde 2019” inclui várias medidas, como a “Expofacic – Reciclar para Incorporar”, que contempla a utilização de mobiliário em plástico 100 por cento reciclado em algumas zonas do recinto, nomeadamente na praça onde se realizam as provas de vinhos e espumantes da Bairrada e as provas de cervejas artesanais.

Outra das medidas é a “Recicleta”, um equipamento móvel totalmente concebido com materiais reutilizados, reciclados e ecológicos, que serve para recolher os resíduos dos visitantes, sendo, depois, transformados em brindes ecológicos.

A candidatura inclui ainda a medida “Expofacic – Reutilizar Sim. Descartar Não”, que prevê a disponibilização aos visitantes de um serviço de lavagem dos copos reutilizáveis, bem como a aquisição de um triciclo elétrico para apoio na limpeza do recinto. De acordo com Idalécio Oliveira, presidente da INOVA, foram introduzidos este ano “200.000 copos reutilizáveis”, que são adquiridos por 0,50 euros pelo visitante que, a cada utilização, o pode trocar por outro limpo, sem qualquer custo.

A Expofacic aposta ainda na utilização da energia limpa através da medida “Expofacic – Solar e Descarbonizar”, tendo sido colocados no recinto uma papeleira inteligente a energia solar e um posto solar de carregamento de telemóveis. Há, também, viaturas elétricas a dar apoio e equipamentos de recolha seletiva em todo o recinto, incluindo no setor da restauração.

Este é o segundo ano em que a Expofacic ostenta o “Sê-lo Verde”. No ano passado, a organização tomou já várias medidas de caráter ambiental, como a reflorestação de 20 hectares de área ardida entre a Tocha e a Praia da Tocha, e manteve outras, como a disponibilização de transportes públicos exclusivamente para a deslocação à Expofacic, incentivando assim o uso dos transportes públicos e contribuindo para a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Expofacic Bus e Parque de Campismo disponíveis

A pensar na comodidade do visitante, a organização continua a assegurar o serviço Expofacic Bus, que garante transporte público a quem se encontra em Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Oliveira do Bairro e nas praias de Mira, Tocha e Barra. O serviço contempla três horários de partida, às 19h30, 20h30 e 21h30, e três no regresso a casa, às 01h45, 03h00 e 5h00.

Tal como tem sido habitual, está também a funcionar o Parque de Campismo, na Fonte de S. Pedro. Fruto de uma parceria com o Agrupamento de Escuteiros n.º 382 de Cantanhede, este parque tem capacidade para receber 500 pessoas, respondendo assim a todos aqueles que queiram pernoitar no concelho durante a Expofacic. O recinto terá segurança permanente e os preços praticados constam do respetivo regulamento. Há também uma articulação com as forças de segurança para uma vigilância regular no acampamento.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM