Começa já na próxima sexta feira (30 de agosto) a Expo-Cernache, certame que, até 1 de setembro, vai dar a conhecer o dinamismo da Freguesia de Cernache. São esperados neste evento cerca de 80 expositores, que vão promover, da zona do Museu Moinho das Lapas até ao recinto da Junta, o artesanato, a gastronomia e os vários setores de atividade, dando a conhecer as potencialidades desta localidade do concelho de Coimbra.
A Expo-Cernache vai reunir pessoas ligadas às mais diversas áreas e serviços, como agricultura, comércio e empresas, mas também os artesãos com a sua arte e as tasquinhas, com a gastronomia tradicional. A tudo isto, vai juntar-se ainda um atrativo cartaz de animação, assegurando assim que estes sejam dias de grande festa para a população e para os visitantes.
Promovida pela Junta de Freguesia de Cernache, esta feira pretende, como explica o seu presidente, António Lopes, afirmar-se como “ponto de encontro e de convívio” para todos nesta altura do verão, ao mesmo tempo que promove também a união entre todas as “forças vivas” da Freguesia que, de forma direta ou indireta, se envolvem nesta iniciativa. “A realização desta feira visa contribuir para a afirmação da nossa Freguesia e de todo o concelho de Coimbra, valorizando os diferentes aspetos comerciais, industriais e agrícolas, como importantes veículos da atividade económica, turística e cultural da região”, sublinha.
As coletividades locais continuam a ter um papel de destaque, ao assegurarem o funcionamento das tasquinhas, com os petiscos e pratos típicos da gastronomia regional. Para António Lopes, esta é também uma “forma de a Junta ajudar as coletividades, já que não o pode fazer financeiramente”, proporcionando-lhes assim um evento muito frequentado onde podem angariar uma receita extra que as ajude a realizar os seus projetos.
Em evidência estão também os artesãos que, em grande número, continuam a mostrar a grande diversidade de trabalhos artesanais que ainda se faz no país, seja numa vertente mais tradicional ou mais contemporânea.
Pensado para agradar a toda a família, este certame conta também com atrações para o público mais jovem, como insufláveis e póneis. Para além da vertente da exposição e venda, a Expo-Cernache conta ainda com várias atividades lúdicas, culturais e de animação, havendo este ano um novo palco para os espetáculos. Na sexta feira, dia da abertura, destaque para a Oficina de Música da Junta de Freguesia (20h30) e para a atuação da Banda Red (21h30). No sábado há fado com Soraia Cardoso (21h00) e baile animado pelo famoso artista da região, Ruizinho de Penacova (22h30). No domingo atuam os grupos “Baila Comigo” (20h30) e Dexy’s (21h30).
Recorde-se que a história deste evento começou há 12 anos, com a realização da Feira de Gastronomia, Artesanato e Produtos Típicos da freguesia. Seis anos depois transformou-se em Expo Cernache, abrindo-se a mais expositores e a outras áreas de negócio.
António Lopes assegura que “os visitantes vão encontrar uma feira com muita pujança, grande força e que tem vindo a crescer de ano para ano, ultrapassando há muito os limites da Freguesia”. Convida, por isso, todos a visitar Cernache nestes dias de festa, onde vão encontrar “um programa atrativo e diversificado e onde vão ser, com certeza, bem recebidos”.