25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Exploratório assegura atividades em casa para crianças e famílias

3 de Abril 2020

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra continua a trabalhar para levar às famílias em casa atividades e propostas de ciência para todos. Encerrado ao público e com todos os eventos programados suspensos até novas indicações das autoridades de saúde, nesta altura que corresponde ao período de férias escolares, reforça a linha telefónica gratuita (800 210 093) destinada a conversar, informar e ajudar a passar o tempo de forma educativa aos mais jovens “retidos” em casa.

O Exploratório continua a desenvolver, assim, um conjunto de atividades não presenciais, destinadas a minimizar o impacto desta crise nos mais jovens, mantendo a continuidade da oferta a uma parte fundamental do seu público.

Agora que as crianças e adolescentes entraram, de facto, em férias escolares, já sem as atividades que lhes ocuparam parte dos últimos dias, “fazem ainda mais sentido as iniciativas que lhes são destinadas”. Pelo que, como assume Paulo Trincão, presidente da direção do Exploratório, “está reforçada” a linha telefónica gratuita para os mais jovens, que, para além de os ouvir e conversar com eles sobre os assuntos que cada um entender colocar, lhes propõe experiências e desafios a desenvolver em família.

“Nesta altura em que as crianças já estão mais saturadas de estarem retidas em casa, as atividades que lhes propomos funcionam como um bom escape, sendo também uma alternativa para os pais conseguirem responder da melhor forma a esse desgaste natural”, sublinha.

A linha telefónica – Quaren… quê? Estou chateado! –, indicada para crianças e jovens até aos 11 ou 12 anos, está ativa diariamente, entre as 10h00 e as 18h00. Nestas duas primeiras semanas de funcionamento, a linha chegou a praticamente todo o país, tendo recebido telefonemas de Bragança a Faro, passando pela Madeira, a que se juntam Braga, Viana do Castelo, Porto, Santarém, Évora, Beja, Setúbal e Lisboa. Nestes contactos estão, naturalmente e desde os primeiros dias, incluídos todos os seis distritos do Centro: Coimbra, Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Leiria.

Relativamente aos contactos, são feitos por rapazes e raparigas, com uma média de idades a rondar os oito anos. De salientar também o contacto de algumas pessoas de idade maior.

Outra iniciativa do Exploratório – Juntos em casa… Fazer o quê? – está e vai continuar a apresentar propostas de atividades para famílias através de vídeos, desafios e experiências nas diversas plataformas (página web, facebook, instagram, youtube). Para isso é necessário apenas que os pais se “mantenham atentos” às publicações diárias, refere Paulo Trincão, e aceitem a interação que é proposta às famílias de partilharem o resultado das suas experiências.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM