22 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Evocação dos 250 anos do nascimento de José Liberato

15 de Julho 2022

A Sala de D.João III do Arquivo da Universidade vai acolher na próxima sexta – feira (22 de julho), pelas 16h00, a exposição documental e bibliográfica dos 250 anos do nascimento de José Liberato Freire de Carvalho. A mostra retrata as suas facetas enquanto político liberal, historiador, editor e jornalista.

Neste dia terá ainda lugar uma palestra, por videoconferência, sobre José Liberato, que será proferida pelo Doutor Luís Francisco Munaro.

Ainda no âmbito das comemorações, no dia 20 de julho (quarta-feira), pelas 21h00, o Convento de São Francisco (Sala D. Afonso Henriques) vai ser palco do concerto “Pela Liberdade e pela Paz”, proporcionado pela Orquestra Clássica do Centro Maria Nabeiro, do maestro Diogo Costa. No espetáculo vão ser tocadas obras de Ludwig Van Beethoven, Joseph Haydn, J. Domingos Bomtempo e de Claude – Achille Debussy.

José Liberato Freire de Carvalho, natural de Coimbra, nasceu a 20 de julho de 1772, em São Martinho do Bispo, e faleceu, em Lisboa, a 31 de março de 1855, aos 82 anos. Foi frade da Ordem dos Cónegos Regrantes da Santa Cruz e um jornalista de relevo. Além disso, foi considerado um dos políticos portugueses mais marcantes do século XIX, tendo-se destacado na luta contra o absolutismo, promovendo a paz e liberdades individuais.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM