24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Estátuas vivas regressam amanhã à Baixa de Coimbra

17 de Setembro 2021

Estátuas vivas vão espalhar-se amanhã pelas ruas, praças e largos da Baixa de Coimbra. Depois de um ano de interregno, devido à pandemia, esta mostra volta a animar o “coração” da cidade, onde vai reunir 40 artistas urbanos, várias vezes premiados em festivais nacionais e internacionais.

Promovida pela Câmara Municipal e produzido pela “Background Serviços Profissionais de Produção”, a Mostra de Estátuas Vivas vai transformar a Baixa numa espécie de “galeria de arte ao ar livre”, que pode ser visitada entre as 10h30 e as 13h00 e as 16h30 e as 19h00.

Os artistas vão recriar personagens da cultura e da história nacionais, como D. Afonso Henriques, D. Sancho I, Rainha Santa Isabel, o Guerreiro Árabe, um poeta ou um músico e os escritores Miguel Torga, Eça de Queirós e António Nobre. Pelo “coração” da cidade vão estar, também, várias outras personagens da tradição popular e do imaginário coletivo, como os vendedores do Mercado, o pescador, a varina, o camponês, a tricana, os camponeses domingueiros, o carteiro, o vendedor de castanhas, o polícia sinaleiro e o cauteleiro, entre muitas outras novidades.

De destacar ainda a estreia de outras estátuas esteticamente atrativas, como as criações Força da Natureza, Saltimbanco, Homo Stressiens, Casal de Chocolate, Caixa de Música, Chapeleiro Louco, Peregrino, Vaso de Flores, Camponês, Três Estações (Primavera/Verão/Outono) e Partida, que arrecadou o primeiro lugar no Festival “Statues en Marche”, na Bélgica.

Esta mostra vai seguir, maioritariamente, a temática coimbrã, nas vertentes histórica, cultural, social e do quotidiano das suas gentes. Vai decorrer ao longo do eixo pedonal que une o Largo da Portagem à Praça 8 de Maio, estendendo-se a outras ruas, largos e praças, como Rua da Sofia, Terreiro da Erva, Rua Direita, Largo do Poço, Largo da Freiria, Rua Eduardo Coelho, Rua das Padeiras, Largo do Paço do Conde, Rua Adelino Veiga, Igreja de S. Tiago, Rua Sargento Mor e o Largo das Escadas do Gato. Salvaguardará o cumprimento das regras das autoridades de saúde e de segurança de artistas e público.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM