29 de Setembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Espinhal celebrou o 115.º aniversário de elevação a vila

23 de Julho 2021

A Freguesia do Espinhal, no concelho de Penela, comemorou no sábado os 115 anos de elevação a vila, um aniversário que foi assinalado na Casa da Cultura com várias iniciativas.

No âmbito destas comemorações realizou-se uma tertúlia sobre os “Desafios para o próximo centenário”, onde a fundadora da Casa Museu Oliveira Guimarães, Paula Oliveira Guimarães, lançou o repto às camadas mais jovens para lutarem pelos desafios do futuro, nomeadamente pela “sustentabilidade ambiental e económica” e pela preservação de “toda a paisagem que faz do Espinhal um local especial”. Alertou, ainda, para a importância de “atrair jovens e fixar os que cá vivem”. Já Jorge Alarcão apresentou uma retrospetiva sobre a história que as casas espinhalenses contam, apelando à recuperação das “casas antigas” da vila que tantas “histórias” contam e que, hoje, constituem o “essencial do património do espinhal”.

Durante o programa foi também assinado o contrato-programa entre o Município de Penela e a Sociedade Filarmónica do Espinhal, com vista à recuperação do edifício da Casa da Cultura e do Largo da Feira, tendo sido apresentado ainda o estudo prévio deste projeto. Para o presidente da Câmara, Luís Matias, trata-se de um projeto muito importante para o desenvolvimento do Espinhal e para a valorização do seu património. O autarca assumiu que um dos objetivos desta obra é incluir a requalificação do antigo mercado como “Espaço Museológico”, para que o “património imaterial do Espinhal possa ser visto, possa ser vivido, possa ser sentido pelas pessoas” e, sabendo da forte tradição e dinâmica que a vila tem com a cultura, este projeto irá “melhorar a atratividade do Espinhal”.

As comemorações contaram também com um momento musical, protagonizado pelo Quinteto da Academia de Música da Sociedade Filarmónica do Espinhal.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM