O espetáculo ‘InSomnio’ chega amanhã (15 de setembro), às 21h00, ao Parque Carlos Reis, na Lousã. Tendo como ponto de partida o tema da insónia junta, numa cama gigante, teatro físico, acrobacia aérea, vídeo e música.
Com entrada livre, este espetáculo é promovido pelo Teatro do Mar, no âmbito do programa “Coimbra Região de Cultura’. Trata-se de um espetáculo multidisciplinar sobre o sono e o sonho que está em digressão pela região, passando por 15 municípios. No próximo mês, vai passar por Condeixa-a-Nova (dia 4), Figueira da Foz (dia 6), Penacova (dia 13) e Coimbra (dia 19). Até abril de 2019, o espetáculo vai passar ainda por Arganil, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Soure e Vila Nova de Poiares.
O espetáculo ‘InSomnio’ está apoiado em estudos da neurociência e da filosofia, entre outros. Faz um cruzamento entre o que a ciência consegue revelar com um lugar metafísico, suprassensível, que nos aproxima da natureza primordial do ser. Da experiência artística, faz emergir uma espécie de saudade de um lugar essencial de onde vimos e onde queremos regressar.
“Com paisagens de silêncio e plenitude, é uma busca de reconhecimento e equilíbrio entre o corpo e o espírito, o peso e a leveza, a escuridão e a luz, o esquecimento e a memória. Um espetáculo sobre a exposição da imensa beleza da fragilidade humana e a efemeridade da existência”, explicam os promotores.
O conceito e a direção artística do espetáculo ‘InSomnio’ são de Julieta Aurora Santos e a interpretação cabe a Carlos Campos, Luís João Mosteias, Sandra Santos e Sérgio Santos.
‘Coimbra Região de Cultura’ é uma rede de programação patrimonial e cultural que vai implementar mais de 150 iniciativas nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.
‘Coimbra Região de Cultura’ é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).