16 de Setembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Especialistas debatem hoje diabetes em Coimbra

26 de Outubro 2018

As pessoas e famílias com diabetes vão estar em destaque na reunião científica que decorre hoje (26 de outubro), das 9h00 às 18h00, no auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra. Organizada pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), este encontro tem como tema “Centrados na Diabetes – Cardio & Diabetes Summit” e pretende promover a discussão sobre a diabetes na região Centro do país.

Este debate conta com a participação de diversos especialistas e responsáveis políticos. “Esta verdadeira epidemia que é a diabetes merece o nosso melhor esforço no sentido de atualizar conhecimento e reforçar a sensibilização para os domínios em que devemos intervir para a prevenir e tratar. Como tal queremos estar centrados na pessoa e famílias com diabetes, neste momento de discussão importante para reforçar a relevância do acompanhamento desta prioridade de saúde pública. É preciso mobilizar autoridades em saúde e os seus profissionais de forma a envolverem os utentes, cuidadores e famílias para este combate”, explica Hélder Ferreira, coordenador do Programa de Diabetes da ARSC e vice-presidente da SPD.

A reunião servirá de mote para o debate em torno da doença, com temas relacionados, como prática de atividade física, importância da alimentação e a interligação com outras doenças associadas, como as doenças cérebro-cardiovasculares e a entrevista motivacional, como fator de adesão e alteração dos hábitos e estilos de vida.

Os promotores pretendem, desta forma, a consolidação e desenvolvimento da formação e conhecimento na área da diabetes na região Centro junto das equipas de Cuidados de Saúde Primários.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM