14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Espantalhos” regressam amanhã ao Parque Manuel Braga

20 de Setembro 2019

A Exposição de Espantalhos vai reunir, amanhã (21 de setembro), entre as 10h00 e as 17h30, cerca de meia centena de expositores no Parque Manuel Braga. Promovida pela Câmara de Coimbra há já 16 anos, esta iniciativa junta representantes de diversas instituições e associações de caráter social e cultural do concelho, como grupos folclóricos e etnográficos, instituições de carácter social e com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos, a Escola Superior Agrária de Coimbra, a Associação Integrar, entre outros.

Tendo como mote o “espantalho”, vão recorrer à imaginação para dar “corpo” a uma multiplicidade de “espanta pardais”, interagindo com o público e imprimindo ao evento um cunho peculiar. Em simultâneo, vão divulgar junto dos visitantes as atividades que desenvolvem numa perspetiva de alargamento das relações socioculturais.

Para além dos originais “espantalhos” que podem ser apreciados no parque da cidade, decorrem também várias atividades, dirigidas a públicos de todas as idades, das crianças aos seniores, como jogos tradicionais e a habitual animação musical, que conta com a participação do Grupo de Gaiteiros “Rainha Santa” (às 10h30) e do Grupo de Capoeira Muzenza (às 11h30). A pensar no público infantil decorre, às 11h00, a animação do conto “O Espantalho Enamorado”, pelo Jardim de Infância do Centro Social e Cultural 25 de Abril. À tarde, às 14h30, atua o Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” e, às 15h30, realiza-se a recriação de uma “malhada”, de feijão e grão, à moda antiga, tradição do mundo rural que celebra o culminar das colheitas e do ciclo da “abundância”, associada à festa, à alegria e à convivialidade das gentes que cultivam a terra. A animação continua, às 16h30, com a atuação do grupo “Tiroliro”, da Aposénior.

De acordo com a autarquia, este é um evento com atrações para todos os públicos, sendo um momento de “descoberta para os mais novos”, de “recordação de vivências para os mais velhos” e de “deleite dos turistas” que visitam a cidade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM