O Município de Soure aderiu ao Concurso Nacional de Leitura, dinamizado pela rede de bibliotecas do concelho, que abrange os alunos do Agrupamento de Escolas de Soure e do Instituto Pedro Hispano (primeiro, segundo, terceiro ciclo e ensino secundário), que prestaram provas de seleção ao nível da escola.
A iniciativa tem em conta a importância da aquisição dos hábitos literários e pretende estimular o gosto pela leitura desde a infância.
A prova divide-se nas fases municipal, eliminatória e intermunicipal. Na primeira participaram 18 alunos do terceiro ciclo e ensino secundário e 34 do primeiro e segundo ciclo, que realizaram um questionário que apurou os alunos que passaram à apresentação da prova de leitura expressiva de excertos de obras de Sophia de Mello Breyner Andresen e Manuel Alegre.
No final da segunda fase foram distinguidos três alunos de cada ciclo de ensino, no entanto, todos aqueles que estiveram envolvidos no concurso receberam um prémio e diploma de participação. Os vencedores desta etapa vão representar o concelho na fase intermunicipal, na Mealhada.