26 de Outubro de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Escola do Bairro Norton de Matos é agora Centro Escolar

25 de Setembro 2020

A Escola do Bairro Norton de Matos transformou-se num Centro Escolar, ao poder receber agora também as crianças do pré-escolar. Este estabelecimento de ensino foi alvo de uma requalificação profunda, apresentando-se agora mais moderno, seguro, agradável e funcional.

A intervenção, que representou um investimento municipal superior a 600 mil euros, já está concluída, tendo decorrido no sábado uma visita à escola, que conta agora com um edifício com melhores condições e mais atrativo mas também com uma área de recreio e espaço envolvente mais seguros. Durante a visita, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, salientou as melhorias realizadas, que permitiram que a autarquia criasse oferta pública de pré-escolar para 50 crianças, transformando esta escola, localizada bem no centro da cidade, num novo Centro Escolar.

Manuel Machado congratulou-se por ter sido possível “criar condições acrescidas para ter salas de ensino pré-escolar”, considerando que “é uma necessidade imperiosa termos um reforço da rede educativa de modo a compreender estes níveis de ensino”. Sublinhou também que “a escola é o sítio da sementeira”, sendo muito importante que, “neste período especial, especialmente sensível e que muito nos preocupa mas do qual não podemos ter medo”, a escola seja “um sítio de encontro para ensinar e aprender para alunos, professores, auxiliares e todos os que se relacionam com o processo educativo”. Destacou ainda a qualidade desta obra que deixa “o Bairro Norton de Matos, Santo António dos Olivais e Coimbra muito melhores com mais esta oferta”.

A visita decorreu ao sábado para não coincidir com o período letivo, de forma a que as crianças não se encontrassem no estabelecimento e cumprindo, assim, as orientações das autoridades de saúde. A Manuel Machado juntaram-se ainda na visita às novas instalações os vereadores Carlos Cidade, Jorge Alves e Regina Bento; o presidente da Junta da Freguesia de Santo António dos Olivais, Francisco Andrade, entre outros autarcas de freguesia; e ainda pessoal docente. No final, uma equipa da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra procedeu à desinfeção da escola para assegurar que na segunda feira estivesse preparada para acolher as crianças com a máxima segurança.

De acordo com o Município, a escola conta neste ano letivo com 114 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (mais 27 do que no anterior) e 50 crianças do pré-escolar, uma resposta que até agora não existia nesta escola e que só foi possível criar depois das obras de melhoramento.

A intervenção realizada veio melhorar as condições de utilização da escola na sua generalidade, nomeadamente através da reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação de ventilação e ar condicionado, rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa que, como recorda a Câmara, “se encontrava bastante degradada e pouco funcional”. Incluiu também a requalificação do edifício e arranjos na sua envolvente, como alargamento de passeios, retificação de muros e construção de uma zona de telheiro. A cobertura existente foi substituída por painéis com isolamento térmico, o átrio principal foi ampliado, os vidros simples deram lugar a vidros duplos e os problemas de humidade, nas paredes, tetos e cimalhas, foram colmatados. Ao nível das madeiras, foi realizada a manutenção dos materiais, tendo sido substituídos os que estavam em mau estado. Foram também realizados vários melhoramentos nas salas de aulas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM