13 de Dezembro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Escola do 1.º CEB do Bairro Norton de Matos vai ser requalificada

3 de Setembro 2018

A Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Bairro Norton de Matos vai ser requalificada. O auto de consignação da empreitada foi assinado, na terça feira (28 de agosto), pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e a obra está a cargo da Construções Marvoense, Lda, representando um investimento total de 334.377 euros.

Com esta intervenção, a autarquia pretende melhorar as condições existentes no estabelecimento escolar, de forma a torná-lo “mais moderno, seguro, agradável e funcional”. A intervenção implica a reabilitação do edifício, mas também trabalhos no exterior, de beneficiação do espaço envolvente.

De acordo com o Município, os trabalhos contemplam a reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação para aquecimento (ar condicionado), rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa. Trata-se, como sublinhou o presidente, de uma obra “necessária”, numa escola que “está bem situada” e que tem de “servir essa população”. “A escola tem quase 100 alunos [87] e há expetativas de que venha a aumentar o número depois das obras de requalificação”, afirmou Manuel Machado.

A intervenção vai demorar perto de um ano e, para tal, vão ser instalados monoblocos, onde os alunos terão as suas aulas e as atividades normais do ano letivo. Face aos possíveis incómodos que poderão surgir, o autarca deixou dois apelos: um à escola, a quem pediu compreensão para este ano letivo e outro à empresa, para que acompanhe todos os trabalhos com “redobrada atenção”. “Sabemos que as crianças têm modos muito dinâmicos de se movimentarem na escola e com obras em tempo de aulas tem que haver essa atenção”, alertou.

A diretora do Agrupamento de Escolas Coimbra Sul, ao qual pertence a escola do 1.º CEB do Bairro Norton de Matos, elogiou a autarquia pela forma como envolveu “o agrupamento, a Associação de Pais e a escola” na elaboração do projeto de requalificação do edifício e zona envolvente. “Fomos ouvidos antes da obra concluída” e existiu uma real preocupação em perceber quais as necessidades dos alunos e professores, salientou Margarida Girão.

A intervenção de fundo incluiu a requalificação do edifício e a arranjos na sua envolvente. No exterior, o muro onde se encontram localizados os portões de entrada no recinto vai ser recuado, de forma a beneficiar a utilização do passeio, vão ser ainda retificados alguns troços de muros que se encontram degradados e vai ser construído um arrumo na zona do telheiro, adjacente às instalações sanitárias.

A cobertura existente vai ser substituída por painéis com isolamento térmico e o átrio principal vai ser ampliado, estando prevista a demolição dos arrumos instalados numa das escadas e a alteração do sentido de abertura das portas localizadas em caminhos de evacuação, para garantir a segurança de todos os que utilizam o edifício.

Os vidros atuais, simples, vão ser substituídos por vidros duplos, e os problemas de humidade, nas paredes, tetos e cimalhas serão colmatados. Ao nível das madeiras, será feita a manutenção dos materiais, substituindo os que estiverem em mau estado.

A lista de trabalhos inclui ainda o tratamento do pavimento das salas de aula em taco e madeira, nivelação e colocação de verniz acetinado à cor atual; remoção da pintura interior existente e nova pintura com tinta acetinada; manutenção e limpeza do pavimento existente em mosaico hidráulico; beneficiação da copa (que inclui pias novas, construção de novos armários em aço inox, bancada banho-maria móvel e abertura de passa-pratos); beneficiação das bancadas/armários existentes, substituindo todas as portas em madeira por aço inox; e colocação de quadros de aviso em duas das paredes das salas e nos corredores.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM