16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Escola de Cernache vai acolher atividades para seniores

31 de Janeiro 2020

A Escola de Vila Pouca de Cernache vai passar a acolher atividades mais direcionadas para a população sénior. A cedência do estabelecimento à Junta de Freguesia de Cernache foi aprovada na reunião do executivo de segunda feira e tem como objetivo dinamizar um edifício que se encontra desativado desde 2007, dando-lhe assim uma nova utilização e outra dinâmica.

A ideia passa por transformar aquela antiga escola num espaço que vá ao encontro das necessidades dos seniores e que permita também estabelecer várias parcerias que possam representar uma mais valia para a comunidade local.

O presidente de Cernache, António Lopes, recorda que esta era uma ambição que a Junta já mantinha há bastante tempo e que tem como objetivo dar vida a um edifício que está desocupado e que pode funcionar como um espaço diferenciador para as pessoas que se encontram, muitas vezes, sozinhas em casa. “A Freguesia de Cernache é muito grande e dispersa. Temos muitas pessoas com alguma idade que se encontram sozinhas em casa e a nossa ideia passa por criar, neste edifício, um espaço que é direcionado especialmente para esta faixa etária, de forma a fazer com que saiam de casa, convivam e partilhem saberes e experiências”, realça.

Toda a logística vai ficar a cargo da Junta que, como explica António Lopes, conta há já alguns anos com uma carrinha destinada a transportar as pessoas da Freguesia que precisem de se deslocar ao centro de saúde ou aos hospitais. É essa carrinha que vai servir também para transportar os seniores para as atividades que irão funcionar na escola, como rendas, bordados, costura, ginástica, leitura, entre outras.

“Queremos transformar a antiga escola num espaço de convívio dinâmico e, para tal, é nossa intenção estabelecer parcerias para termos alguns animadores a acompanhar os idosos. Por outro lado, temos pessoas idosas com muito saber e pode criar-se ali um ambiente de muita partilha. No fundo, o nosso grande objetivo é promover o envelhecimento ativo e saudável e a ocupação porque há muitas pessoas que estão sozinhas em casa e, na nossa Freguesia, temos a particularidade de termos as habitações muito dispersas umas das outras o que causa ainda maior isolamento”, explica.

António Lopes lembra também que há “reparações e arranjos” que é preciso fazer, que estarão a cargo da Junta, e espera agora que seja assinado o protocolo de cedência com a Câmara. “As questões da cedência têm que ser bem definidas porque vamos fazer ali um grande investimento, e queremos que esta seja uma casa com futuro”, afirma.

De acordo com a autarquia de Coimbra, o edifício vai ser cedido, através da assinatura de um protocolo de cessão precária, por três anos, período que pode eventualmente ser renovado, cabendo à Junta assumir a responsabilidade de gerir o espaço e assegurar todos os encargos logísticos inerentes ao seu funcionamento. Terá ainda que, a cada ano, no mês de janeiro, apresentar o Plano Anual de Atividades a desenvolver nas instalações cedidas.

A escola situa-se na Rua do Barreiro, em Cernache, e o edifício é composto por rés do chão, duas salas, dois alpendres, arrumos e instalações sanitárias, dispondo de uma área total de 1214,20 metros quadrados.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM