A ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A iniciou, ontem (23 de março), a higienização de todos os ecopontos existentes nos seus 36 municípios. De acordo com a empresa, foram constituídas equipas de higienização que devidamente protegidas e com produto de desinfeção vão higienizar todos os ecopontos existentes na via pública e as suas envolventes.
“Esta medida de prevenção contra a proliferação do Coronavírus será aplicada gradualmente a todos os ecopontos e em todos os municípios”, assegura, considerando que esta é “uma operação essencial” no combate à propagação do Covid-19, uma missão onde o cidadão tem também “um papel essencial, ao não deixar os recicláveis nos exteriores dos ecopontos”.
A recolha de resíduos recicláveis provenientes dos ecopontos continua a ser assegurada pelas equipas de recolha seletiva.
“Os trabalhadores da ERSUC continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha seletiva, e a garantir o tratamento dos nossos resíduos. A melhor forma de lhes agradecer é partilhar e cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que o seu município e a ERSUC poderão ter de fazer”, apela esta empresa que serve cerca de um milhão de habitantes e trata mais de 300.000 toneladas de resíduos por ano.
O sistema inclui 36 municípios – Águeda, Albergaria-a-Velha, Alvaiázere, Anadia, Ansião, Arganil, Arouca, Aveiro, Cantanhede, Castanheira de Pera, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Estarreja, Figueira da Foz, Figueiró dos Vinhos, Góis, Ílhavo, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela, S. João da Madeira, Sever do Vouga, Soure, Vagos, Vale de Cambra e Vila Nova de Poiares.