14 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Equipa do CHUC opera crianças em Amã

12 de Outubro 2018

Uma equipa de Cirurgia Cardíaca do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), constituída por nove elementos – sete do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica (SCC), um do Serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica (CHUC) e pelo cirurgião Manuel Antunes, ex-director do SCC – regressou, no dia 30 de setembro, de Amã, na Jordânia, onde esteve durante oito dias a tratar crianças e bebés refugiados sírios portadores de doenças cardíacas congénitas.

Na missão, efetuada sob a égide das Cadeias da Esperança Francesa e Portuguesa (ONG) e financiada pelo Programa de Assistência Humanitária e Proteção Civil da União Europeia, foram operados 12 doentes, 10 dos quais com menos de um ano de idade. Foram, ainda, observados e orientados para posteriores intervenções outros 13 doentes.

De acordo com o CHUC, “todas as cirurgias foram coroadas de sucesso, decorreram sem complicações peri e pós-operatórias significativas e, à data de saída da equipa, todos os doentes tinham tido alta da unidade de cuidados intensivos”.

Durante a sua estadia, os elementos do CHUC trabalharam em estreita colaboração com a equipa do Hospital Gardens de Amã e foram realizadas várias ações de formação, tendo ficado no ar a possibilidade de uma futura missão.

De referir que esta equipa já tinha estado naquele local, com a mesma finalidade, em maio de 2017.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM