14 de Outubro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Encontro de Tunas Populares anima amanhã a Baixa

20 de Setembro 2019

A Baixa de Coimbra recebe amanhã (21 de setembro), a partir das 21h30, o Encontro de Tunas Populares, evento que vai juntar na Praça 8 de Maio cerca de 60 músicos.

Promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Coimbra (ACRC), numa parceria com a Câmara e Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), este é o último de três eventos que esta coletividade, que está a celebrar quatro décadas de existência, programou para a Baixa. O primeiro, ainda em agosto, trouxe as concertinas para o “coração” da cidade e o segundo ia juntar no sábado passado cerca de 100 jovens dançarinos, num Encontro de Dança Moderna que acabou por ser cancelado devido às condições meteorológicas desfavoráveis.

O Encontro de Tunas Populares conta com a participação de três grupos de tunas. À Tuna Mista do Areeiro, anfitriã desta festa, vão juntar-se Os Cavaquinhos de Penha Garcia (Idanha-a-Nva) e os Cavaquinhos do Paião (Figueira da Foz).

O presidente da ACRC, Afonso Lázaro Pires, espera que seja uma noite de festa na Baixa, repleta de música e tradição. Pretende também, com estas realizações, dar a conhecer à população da cidade e aos turistas o trabalho que a coletividade desenvolve no dia a dia, envolvendo mais de 100 pessoas nas suas várias valências – escola de concertinas, escola de música, escola de dança “The Season Flowers” e Tuna Mista do Areeiro.

Para além destas realizações na Baixa, a ACRC tem ainda previstos outros eventos até ao final do ano, como a realização do Festival Nacional de Dança Moderna, a 26 de outubro, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e uma gala de apresentação das suas atividades culturais e artísticas, a 7 de dezembro, no mesmo espaço. As celebrações dos 40 anos terminam nessa noite, com um jantar de encerramento na Casa dos Pobres, uma instituição por quem, como sublinha Afonso Lázaro Pires, esta coletividade nutre “particular respeito e carinho”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM