16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Encontro de concertinas anima amanhã a Baixa

2 de Agosto 2019

O som das concertinas vão ecoar, amanhã (3 de agosto) à noite, pela Baixa de Coimbra. Dez grupos, oriundos de vários pontos do país, envolvendo um total de cerca de 150 músicos, vão desfilar, a partir das 21h00, do Largo da Portagem até à Praça 8 de Maio, num grande espetáculo de música popular que promete conquistar população e turistas.

Promovido pela Associação Cultural e Recreativa de Coimbra (ACRC), que está a celebrar 40 anos de atividade ininterrupta, este Encontro de Concertinas conta com a participação dos grupos de Coimbra (anfitrião), “Os Amigos a Gaita” (Ansião), Associação DRC de Forno Telheiro (Celorico da Beira), de Proença-a-Nova, de Gouveia, de Dornes (Ferreira do Zêzere), Unidos da Concertina (Ferreira do Zêzere), Escola de Música Pauta de S. Miguel (Vila Nova de Oliveirinha), Concertinas de Serpins (Lousã) e Escola de Concertinistas da Lousã.

Durante a apresentação do Encontro, que tem como parceiros a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e a Câmara de Coimbra, o presidente da associação, Afonso Lázaro Pires, explicou que este é o primeiro de três eventos que a ACRC vai promover na Baixa, onde vai “mostrar à cidade todas as suas atividades”, convidando outros grupos a associar-se a estes momentos festivos que vão trazer ao “coração” da cidade pessoas de todas as idades, oriundos de Norte a Sul do país.

Depois deste Encontro, a ACRC realiza, a 14 de setembro, o Encontro de Dança Moderna e, no dia 21, o Encontro de Tunas Populares.

Afonso Lázaro Pires considera que “estão reunidas as condições para uma grande animação da Baixa” e para mostrar à cidade o trabalho que, de forma continuada, a coletividade tem vindo a desenvolver ao longo de 40 anos, dando o seu importante contributo para a promoção do nome da cidade e do próprio associativismo, enquanto fator de “desenvolvimento social e cultural das populações”.

Adianta ainda que, para além destas três grandes realizações na Baixa, a ACRC vai realizar outros eventos até ao final do ano, que se integram nas comemorações destes 40 anos, como o Festival Nacional de Dança Moderna, a 26 de outubro, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e uma gala de apresentação das suas atividades culturais e artísticas, a 7 de dezembro, no mesmo espaço. As celebrações terminam nessa noite, com um jantar de encerramento na Casa dos Pobres, uma instituição por quem, como sublinhou, esta coletividade nutre “particular respeito e carinho”.

Para Vítor Marques, presidente da APBC, estes eventos vêm enriquecer e reforçar a vasta oferta que existe na Baixa durante o verão, tendo um caráter “diferenciador e mobilizador”, ao juntarem no centro histórico grupos de vários pontos do país. Enaltece também o grande dinamismo que se tem vivido na Baixa nestes meses de verão, fruto de um trabalho dinamizado por várias entidades que, com as suas realizações, “contribuem para a revitalização do nosso centro histórico”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM