29 de Janeiro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Empresas de água e Município reforçam sinergias em prol do ambiente

20 de Janeiro 2023

O presidente do Conselho de Administração das Águas do Centro Litoral (AdCL), Alexandre Oliveira Tavares, recebeu nas instalações da empresa o executivo de Coimbra com o intuito de partilhar alguns temas com importância para a operação de abastecimento de água e de tratamento do saneamento do Município. Entre outros assuntos, foi debatida a necessidade premente de requalificação/ renovação da ETAR do Choupal e de Ribeira de Frades. Foram também discutidos os objetivos das empreitadas em curso, como a remodelação/construção de novas condutas de água e de novos emissários de saneamento entre a Praça 25 de Abril e a Ponte Açude, a par da intervenção de reabilitação do emissário no Vale Meão (Hospitais – Casa do Sal). Ainda no âmbito da melhoria da resiliência do abastecimento de água a Coimbra foram apresentadas as intervenções que estão a decorrer, entre elas os quatro reservatórios de água (Cumeada, Santa Clara, Pinhal de Marrocos e Vale de Cântaro) e obras proteladas.

Uma visita que pretendeu “reforçar as sinergias com o Município, focando-se na política de requalificações preventivas e efetiva manutenção de ativos”, sublinhou Alexandre Oliveira Tavares.

Também o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou tratar-se de um “passo decisivo para o trabalho conjunto das três entidades em defesa da qualidade das estruturas e do tratamento de águas residuais em Coimbra”.

A AdCL e a autarquia conimbricense destacaram a relevância de se encontrarem mecanismos de cofinanciamento “que permitam melhorar as estruturas para os Sistemas de Abastecimento e de Águas Residuais, que correspondem a serviços essenciais para a comunidade”, assim como se dispuseram a partilhar os esforços para sensibilizar as entidades públicas “para as necessidades de investimento”.

Durante a visita, houve ainda a oportunidade de acompanhar a operação da ETAR do Choupal e antever o que será este espaço requalificado, mediante o terceiro procedimento de conceção/construção a colocar em concurso público internacional em preparação e que aguarda autorização da ERSAR e da Secretaria de Estado do Ambiente.

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM