A Câmara da Mealhada vai promover, no dia 6 de abril, pelas 17h00, no Cineteatro Messias, um encontro com empresários do concelho, com o objetivo de analisar os desafios do Fundo de Transição Justa da União Europeia, que se encontra em negociação. A reunião contará com a presença do secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito.
“O Mecanismo para uma Transição Justa é uma ferramenta essencial para garantir que a transição para uma economia com impacto neutro no clima se faça de modo justo e sem deixar ninguém para trás, respondendo dessa forma, aos efeitos económicos e sociais da transição, centrando-se nas regiões, indústrias e trabalhadores que maiores desafios enfrentam”, explica o Município.
Assim, num momento em que cada Estado-membro prepara o seu Plano Territorial para a Transição Justa (PTTJ), a autarquia da Mealhada e os seus empresários querem adotar “atitude proativa e posicionarem-se, através da definição de uma estratégia que contribua para a neutralidade carbónica com enquadramento no Fundo, permitindo dessa forma alavancar a modernização e qualificação do sistema produtivo e o desenvolvimento local”.
A sessão é restrita aos empresários com unidades de produção emissoras de gases de efeito de estufa (GEE). Tendo em consideração as limitações resultantes da situação pandémica que se vive, a inscrição é obrigatória, através do email gabpresidencia@cm-mealhada.pt ou do telefone 925 653 666.