O atual presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que se recandidata a um terceiro mandato, está em vantagem com 41% das intenções de voto para as eleições autárquicas de 26 de setembro, segundo uma sondagem da Aximage divulgada ontem pelo semanário “Campeão das Províncias”.
O mais direto concorrente, José Manuel Silva, que lidera a coligação “Juntos Somos Coimbra”, que reúne sete partidos, surge com 21%. Pela CDU, Francisco Queirós situa-se nos 5%, apenas com um ponto percentual a mais que Jorge Gouveia Monteiro, que concorre pelo movimento “Cidadãos por Coimbra”. Nesta sondagem, o Chega, que tem Miguel Ângelo Marques como candidato à Câmara, apresenta 2%, o mesmo valor que Tiago Meireles Ribeiro, da Iniciativa Liberal. Filipa Reis, do PAN, apresenta 1% das intenções de voto.
A área de “outros candidatos”, dos que pensam votar em branco ou não responderam apresenta 24%. Dos inquiridos, 78% dizem que vão votar, 12% talvez vá votar, 7% talvez não vá votar e 3% de certeza que não vai votar.
Dos que expressam ir mesmo votar, 30% dizem na sondagem que o vão fazer em Manuel Machado (PS), 15% em José Manuel Silva (JSC), 4% em Francisco Queirós (CDU), 3% em Jorge Gouveia Monteiro (CpC), 2% em Miguel Ângelo Marques (Chega), 1% em Tiago Ribeiro (IL) e também 1% em Filipe Reis (PAN). Há ainda quem afirme (5%) que irá votar em outro candidato.
De acordo com o mesmo estudo de opinião, a percentagem de indecisos ainda é de 37%.