O primeiro Parque Infantil totalmente inclusivo do concelho de Coimbra foi inaugurado no passado sábado (25) na Urbanização Chaves, em frente ao Centro de Saúde de Eiras.
“Desde o início, quando olhámos para este espaço e para o estado de degradação em que se encontrava, a nossa primeira ambição foi recuperá-lo rapidamente. Observando a dimensão deste espaço fazia todo o sentido criar este parque para as nossas crianças da União das Freguesias e para toda a cidade e até do exterior”, disse o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, apontando na direção de uma mãe com a sua filha, de Condeixa, que estavam na inauguração, “e que se deslocavam de 15 em 15 dias a um parque inclusivo, em Leiria, para brincar”.
O novo Parque Infantil, com uma área de 400 metros quadrados, tem um baloiço para bebés e equipamentos que podem ser utilizados por crianças até aos 15 anos, incluindo com mobilidade reduzida. Fechado durante cerca de um ano, o novo espaço, com um investimento superior a 70 mil euros, permite agora que “as crianças sejam felizes”, disse o autarca.
Luís Correia salienta também que o espaço está dotado de um baloiço para cadeiras de rodas e de um equipamento que promove a inclusão entre todas as crianças, contemplando todos os equipamentos habituais nestes espaços de lazer para os mais novos.
O autarca descreve ainda que a intervenção abrangeu todo o espaço, desde o chão às vedações e aos equipamentos, assim como a criação de um estacionamento para deficientes, junto ao parque. “Desde o início do mandato o foco foi ter todos os equipamentos completamente inclusivos, para que as pessoas com mobilidade reduzida também possam usufruir de tudo, principalmente os mais pequeninos, porque há crianças muito carenciadas deste tipo de espaços”, vincou.
Depois da intervenção no Parque Infantil de Eiras, cuja cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, e do presidente da UF de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia, fica apenas por requalificar o Parque Infantil de São Paulo de Frades, com o autarca da UF a desejar inaugurar o equipamento ainda este ano.