22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

EDP vai instalar cerca de 600 mil luminárias LED até ao final do ano

9 de Agosto 2019

A EDP Distribuição tem em curso uma campanha de instalação de luminárias LED, prevendo instalar cerca de 600 mil até ao final de 2019. De acordo com a empresa elétrica, esta ação representa um investimento total de 78 milhões de euros, no âmbito do Contrato de Concessão e Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão, surgindo no seguimento do acordo feito com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Deste valor global, 56 milhões de euros foram aplicados entre 2016 e 2018, estando previsto mais 22 milhões de euros até final de 2019, com a instalação de 180 mil unidades, estabelecendo o número total de luminárias LED instaladas a nível nacional em cerca de 600 mil.

A EDP explica que “esta medida visa a substituição de luminárias obsoletas com tecnologias de Vapor de Mercúrio e de Vapor de Sódio de Alta Pressão por luminárias LED através da instalação de colunas de Iluminação Pública multisserviços e de um novo sistema de telegestão de luminárias que permite proporcionar condições de conforto visual, segurança de pessoas e de bens, e reduzidas necessidades de manutenção, de forma crescentemente sustentável”.

Através desta campanha, a EDP Distribuição prossegue a sua estratégia de modernização da rede de distribuição e de adoção de novas tecnologias, essenciais à transição energética e à descarbonização, em linha com o Plano Nacional de Energia e Clima. Adianta, ainda, que esta iniciativa “reforça a aposta da empresa e dos municípios na eficiência energética e na gestão inteligente das redes, com clara melhoria na qualidade de serviço”.

A campanha irá prolongar-se até à substituição integral dos três milhões de luminárias do parque de Iluminação Pública a nível nacional. A empresa estima que, até ao final do presente ano, mais de 20 por cento do parque existente em Portugal Continental seja constituído por luminárias LED, contribuindo para uma redução da pegada ecológica (em 40,3 mil toneladas por ano) e uma redução do consumo de eletricidade (em 80,1 milhões de kWh/ano). Só para 2019 e anos seguintes, a poupança estimada é de 16 milhões de euros anuais na fatura energética dos 278 municípios portugueses.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM