A EDP Distribuição obteve, em 2019, “o melhor resultado de sempre em termos de qualidade de serviço de distribuição de energia elétrica”. Esta revelação foi feita pela empresa elétrica que adianta ainda que esta avaliação resulta de uma “correta política de investimento e otimização das operações”.
De acordo com os dados divulgados, em 2019, o Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão foi de 49 minutos, excluindo o impacto de eventos excecionais. Neste indicador, o “mais representativo da qualidade de serviço”, a empresa registou uma melhoria de 15 por cento comparativamente a 2018. Nos restantes indicadores, nomeadamente nos relativos ao número e duração das interrupções, a sua evolução foi também positiva.
“Esta melhoria generalizada reflete o bom desempenho da empresa na consolidação da melhoria da Qualidade de Serviço Técnico na distribuição de energia elétrica, alcançada nos últimos anos, garantindo simultaneamente a redução de assimetrias entre as diversas regiões do país”, anuncia a EDP Distribuição.
O recente Relatório de Qualidade de Serviço Técnico de 2019 publicado pela ERSE evidencia como “extraordinários os eventos atmosféricos ocorridos durante o ano (Helena, Elsa e Fabien), onde fica evidente a capacidade de resposta das equipas da EDP Distribuição, empresa certificada desde 2015, em Continuidade de Negócio”.
De acordo com a EDP, “a marca alcançada resulta duma correta política de investimento e manutenção na rede elétrica nacional, tendo como eixos principais o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de otimização nas operações, nomeadamente em situações de crise”.
Esta mesma estratégia serviu também de base à recente proposta da EDP Distribuição para o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade para o período 2021-2025 (PDIRD-E 2020), no qual propõe um investimento de mais de mil milhões de euros na rede elétrica. Este plano reforça também o investimento necessário para dar resposta às necessidades da transição energética.
Também nesta linha, a EDP realça que “já concretizou a instalação de mais de três milhões de contadores inteligentes”.