16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Editorial: “O Despertar” – 103 anos

6 de Março 2020

“O Despertar” está a celebrar 103 anos. Fundado a 2 de março de 1917, orgulha-se do seu percurso, de luta e perseverança, sem fugir aos valores que, desde o início, pautaram este projeto editorial. Viveu períodos conturbados, não escapando aos tempos difíceis que marcaram o país e o mundo, mas soube resistir-lhe, sem nunca baixar os braços e lutando afincadamente para que o futuro nunca lhe escapasse.

Se aqui estamos hoje, devemo-lo a todos quantos abraçaram esta causa e, com paixão e garra, o trouxeram até nós. Cabe-nos, portanto, essa missão, nem sempre fácil mas igualmente apaixonada, de o mantermos vivo e dinâmico, procurando melhorá-lo de forma a que, a cada semana, possa ir ao encontro dos seus leitores.

Decorridos 103 anos, procuramos que “O Despertar” se mantenha rejuvenescido, orgulhoso das suas “rugas” mas com uma aparência sempre nova. Foi também por isso que, recentemente, lhe demos um novo visual, ao aproximá-lo ainda mais das pessoas, das freguesias e da sua cidade. Queremos que se mantenha o jornal de todos nós, onde todos têm lugar, num olhar atento pelo trabalho que é feito e que a todos toca, que não esqueça as pessoas, as coletividades e todos quantos, direta ou indiretamente, têm em si a capacidade de se dedicar aos outros e de acreditar que juntos é possível fazer mais e melhor.

Queremos estar mais próximos de todos, continuando, como se lia na primeira edição, a empenhar “o melhor dos esforços” na luta e defesa desta “encantadora Coimbra”. Queremos, afincadamente, que as pessoas sintam também este projeto como seu, onde podem rever os seus anseios e partilhar as suas aspirações. Com a humildade que nos caracteriza, queremos continuar a entrar todas as semanas nas vossas casas, continuar a fazer parte das vossas vivas, mantendo forte este elo que, em tantos casos, perdura há muitas e muitas décadas.

E, nesse aspeto, “O Despertar” é rico. O afeto e o “calor” chega-nos diariamente, no aconchego e carinho que nos traz cada Assinante quando nos visita, na partilha de memórias e “estórias” que guardam e que enriquecem as nossas vidas, no gesto simples de mostrarem que fazem parte desta “família” e de que este jornal também é seu.

E é-o, de facto! Sem os nossos Assinantes, sem os nossos Leitores, sem os nossos Anunciantes jamais teríamos chegado aqui. Por isso, ao celebrarmos 103 anos, é novamente hora de agradecer, de dizer OBRIGADO e de dar os parabéns a todos por, juntos, conseguirmos manter vivo este projeto editorial que é o nosso “O Despertar”, “velhinho” mas acolhedor e cheio de força para continuar a trilhar o futuro, com a esperança e confiança de que esta será sempre uma caminhada que não faremos sozinhos.

Os 103 já cá estão, rumemos agora para os 104…


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM