27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ecovia vai ter bilhete para acompanhante a preço reduzido

27 de Agosto 2021

A Ecovia, um sistema “park & ride” relançado pela Câmara Municipal de Coimbra através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), lança um novo bilhete de duas deslocações para acompanhantes dos condutores de viaturas a um preço mais reduzido. Com um valor de 1,5 euros por duas deslocações, este título de transporte deverá entrar em vigor apenas quando estiver em funcionamento o novo Sistema de Bilhética Multimodal, o que os STMUC preveem acontecer ainda no terceiro trimestre do ano.

Com esta medida, a autarquia pretende “promover a partilha da viatura e contrariar a tendência das deslocações de carro na cidade se limitarem a uma só pessoa por veículo”. Este novo título conta com duas deslocações válidas para as linhas do sistema Ecovia e para a rede dos SMTUC e apenas pode ser adquirido nos parques de estacionamento da Ecovia e na presença do condutor e acompanhante, sendo validado no ato da aquisição.

Os acompanhantes dos condutores que deixam a sua viatura nos parques da Ecovia pagam, atualmente, o mesmo valor por um bilhete de duas deslocações, ou seja, 2,6 euros. “Uma situação que é justificada pelo facto de o estacionamento ser gratuito e, por isso, o valor das deslocações ser o mesmo para condutores ou acompanhantes. Contudo, verificou-se que há interesse em promover a partilha da viatura própria, uma vez que, regra geral, as deslocações de carro na cidade acontecem com apenas uma pessoa por viatura”, realça o Município, que aposta, assim, na criação de um bilhete específico para os acompanhantes dos condutores, com um valor mais acessível.

A Câmara recorda, ainda, que neste mês de agosto, tendo em conta o decréscimo acentuado da procura do sistema Ecovia, a Linha Verde, que efetua a ligação do Parque Verde ao Polo I da Universidade de Coimbra, encontra-se suspensa, enquanto as linhas Vermelha (Casa do Sal – CHUC) e Roxa (Vale das Flores – CHUC) diminuíram a frequência.

De referir que o serviço Ecovia começou a funcionar a 1 de junho. Este projeto, que surgiu na década de 90 e que foi entretanto abandonado, foi retomado com o intuito de promover um sistema de transporte acessível e ecológico que pretende poupar a cidade à entrada de milhares de automóveis por dia, ao aliar “estacionamento fácil e transporte eficaz”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM