A E-REDES e a Direção Geral da Educação (DGE) estão a promover uma segunda edição da Academia Digital Para Pais, um projeto de literacia digital que permite a pais e encarregados de educação frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais para facilitar o acompanhamento escolar dos filhos e, ainda, contribuir para a sua valorização pessoal e profissional.
As inscrições terminam hoje e, na semana passada, estavam já inscritos 225 agrupamentos escolares, de todo o território continental. A iniciativa destina-se às famílias dos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, contemplando dois níveis de formação: competências digitais básicas e segurança e cidadania digital, num total de até 16 horas de formação gratuita.
“A crescente e acelerada digitalização da sociedade exige-nos novas competências, enquanto pais ou educadores, mas também enquanto profissionais, cidadãos, consumidores. Na E-REDES estamos a fazer esse caminho, tornando as redes elétricas inteligentes e por isso consideramos essencial apoiar as famílias nesta transição digital”, explica José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração da E-REDES.
A DGE, tendo em consideração o balanço relativo à 1.ª edição, dirigido apenas a escolas que integram o programa “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária”, considerou o alargamento da iniciativa “Academia Digital para Pais” a todas as escolas, dada a necessidade de dar instrumentos que permitam promover a igualdade de oportunidades às famílias, no acesso ao digital, através da capacitação e de uma aproximação à realidade escolar dos seus educandos. Desta forma, a DGE, ao associar-se à E-Redes, na promoção da Academia Digital para Pais, reconhece nesta iniciativa uma importante ferramenta não só para a capacitação digital das famílias, mas também para o seu envolvimento pleno no Plano de Transição Digital da Educação”, afirma o Diretor-Geral, José Vítor Pedroso.
As sessões de formação irão decorrer nas escolas dos alunos, em regime pós-laboral, e serão dadas por professores e/ou jovens alunos, em regime de voluntariado. Os conteúdos programados contemplam várias temáticas e vão desde os procedimentos básicos de utilização da internet, à criação de emails, consulta de sites até aos cuidados de segurança a ter em ambientes digitais.
Desenvolvido com o objetivo de apoiar as famílias no contexto das aulas à distância impostas pela pandemia, o programa beneficiou no último ano letivo cerca de 1.000 famílias e contemplou 1.048 horas de formação, tendo envolvido 53 agrupamentos escolares, com 344 formadores. Incidiu nas escolas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).