21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

E-REDES investe mais de 14 milhões na gestão da vegetação

21 de Maio 2021

A E-REDES vai investir, até ao final do ano, 14,5 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas de gestão de combustível junto às linhas de eletricidade. Com esta ação, pretende garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das redes elétricas, como explicou o presidente do Conselho de Administração da empresa, José Ferrari Careto, no âmbito da III Conferência Gestão da Vegetação.

A E-REDES tem feito uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais. Para tal, temos implementado sistemas avançados de monitorização da vegetação junto à rede de distribuição de eletricidade, dos quais são exemplo a inspeção termográfica das linhas elétricas através de voos de helicóptero e a medição das distâncias de segurança com recurso a drones e imagens de satélite. O tratamento das imagens aéreas e de toda a informação recolhida tem-nos permitido assegurar uma intervenção cada vez mais eficiente no terreno”, garantiu.

Ao aliarmos o conhecimento técnico à tecnologia e às suas imensas potencialidades, temos conseguido claros benefícios para a sociedade, quer em matéria de segurança, como de qualidade do serviço. A gestão da vegetação é um tema muito desafiante, especialmente num país com as caraterísticas de Portugal, mas acreditamos que, com uma atuação coordenada de todos, estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da E-REDES”.

Realizada na semana passada em formato digital, a III Conferência Gestão da Vegetação foi transmitida a partir de Pampilhosa da Serra, tendo sido acompanhado por mais de 600 pessoas de diversas instituições e entidades ligadas a esta temática.

Presente na sessão, o secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, recordou que “a E-REDES é uma das entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais que maior eficácia introduz na execução e manutenção das faixas de gestão de combustível da rede secundária, demonstrando que a tecnologia é um poderoso aliado na gestão eficiente e inteligente de combustível”. Destacou, ainda, a “importância cada vez mais relevante da tecnologia na monitorização da superfície terrestre” e enalteceu a relevância da boa informação para as “boas e melhores políticas”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM