29 de Janeiro de 2023 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dois miniautocarros elétricos reforçam frota dos SMTUC

26 de Outubro 2018

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão dispor de dois novos miniautocarros elétricos. O executivo municipal aprovou, na reunião de segunda feira, por unanimidade, a adjudicação do fornecimento dos veículos e carregadores de baterias à Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro (UIC), que venceu o concurso pelo valor global de 634.680 euros.

A Câmara de Coimbra continua a apostar, assim, na renovação da frota dos SMTUC, adquirindo veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental. A autarquia recorda que, até à entrega do Relatório Final da operação, os SMUTC comprometem-se a abater um autocarro em fim de vida por cada autocarro elétrico recebido.

Estes dois miniautocarros elétricos têm seis metros de comprimento, um motor com 125KW de potência e uma capacidade das baterias de 66kWh. Com capacidade para 19 pessoas, estão adaptados para poderem percorrer a Linha Azul, do Centro Histórico.

Este procedimento surge na sequência da candidatura apresentada pela Câmara de Coimbra ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), aprovada na reunião de Câmara de 23 de janeiro de 2017, para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”.

Nos últimos cinco anos, a autarquia tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que conta, neste período, com um reforço de mais de 40 autocarros (sendo dois híbridos e 10 elétricos), o que representa um investimento de cerca de nove milhões de euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM