12 de Setembro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Nacional da Água: Museu da Água de Coimbra inaugura “Por um fio”

1 de Outubro 2021

O Dia Nacional da Água vai ser comemorado hoje, no Museu da Água de Coimbra, com a inauguração de uma exposição/instalação artística da autoria de Joana Vasconcelos e Victor Costa. Intitulada “Por um fio”, abre às 11h00, numa sessão que vai ser transmitida em direto nas páginas de facebook deste espaço museológico e da Águas de Coimbra.

De acordo com a empresa municipal, esta mostra comemorativa é composta por trabalhos de escultura e pintura e vai poder ser visitada até 8 de dezembro, de terça a sexta feira das 14h00 às 18h00 e aos sábados e domingos das 10h00 às 12h30.

“Por um fio” tem curadoria de Helena Mendes Pereira que adianta que, para esta exposição comemorativa do Dia Nacional da Água, Joana Vasconcelos “retoma o princípio compositivo das suas valquírias e apresenta duas esculturas de parede que evocam, nos signos das matérias e das cores, a água”. Assim, “para conceber Mãe d’ Água utiliza chuveiros de aço inoxidável, crochet de lã manufaturado, poliéster, outros tecidos e adereços; e para a obra Dripping Springs recorre a um laboratório de cerâmica, crochet de lã manufaturado, poliéster e adereços diversos”, descreve.

Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica contemporânea, reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, cuja prática de 25 anos se estende ao desenho e ao vídeo. A sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI, incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.

Natural de Coimbra, Victor Costa é um pintor autodidata que cresceu em Almalaguês onde despertou para a pintura. Assume as artes plásticas como forma de expressão a partir de 1980. Desenvolve e participa regularmente em workshops de pintura, de musicoterapia e arte, em encontros de carácter pedagógico e científico e manifestações artísticas públicas. No seu atelier de pintura, em Almalaguês, recebe regularmente alunos do ensino pré-escolar e do ensino básico, de diversas unidades escolares da região Centro, com quem desenvolve ações pedagógicas orientadas para a estimulação da criatividade. Tem participado em várias exposições individuais e coletivas na América, Sérvia, Polónia, Holanda, França, Espanha, Itália, Bélgica, Brasil e Portugal, tendo sido já galardoado com vários prémios nacionais e internacionais. A sua obra integra várias coleções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro.


  • Diretor: Lino Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM