27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial do Cancro assinala-se hoje com eventos que apelam à prevenção

4 de Fevereiro 2020

Comemora-se hoje, 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro. Esta data vai ser assinalada na região Centro com um amplo conjunto de atividades, promovidas pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC), que sensibilizam para a prevenção desta doença que, de acordo com os dados divulgados, é a segunda maior causa de morte em todo o mundo.

Apesar da incidência ter tendência para aumentar, sabe-se que pelo menos um em cada três cancros podem ser evitados, pela redução dos riscos comportamentais.

O Dia Mundial do Cancro celebra-se, anualmente, no dia 4 de fevereiro e a Liga pretende constituir uma luta em todas as frentes: na prevenção, diagnóstico precoce, rastreio, tratamento, no apoio ao doente e às famílias. Sabendo-se que um em cada três cancros pode ser evitado pela redução dos riscos comportamentais, a efeméride vem reforçar a importância da adoção de hábitos de vida saudáveis.

Nesse sentido, o Núcleo Regional do Centro realiza um conjunto de ações de celebração nos 78 concelhos da região Centro, envolvendo aproximadamente 1.200 voluntários (Grupos de Voluntariado Comunitário, o Movimento Vencer e Viver, o Voluntariado Hospitalar e os Professores Contra o Cancro) e a comunidade em geral, nomeadamente através de escolas, organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Desta forma, o NRC-LPCC procura promover uma maior consciencialização para a problemática do cancro, fazendo notar que cada indivíduo é importante e todas as ações contam.

O programa contempla atividades em várias escolas, não só hoje mas também amanhã e na sexta feira. No Agrupamento de Escolas do Fundão vai realizar-se também, de 14 de fevereiro a 23 de março, um concurso de desenho. Vão realizar-se também palestras sobre alimentação saudável, caminhadas, ações de educação para a saúde, distribuição de material informativo, a par com outras ações previstas que os 66 Grupos de Voluntariado Comunitário realizarão na e para a sua comunidade, com vista à sensibilização e informação sobre o cancro. Vão decorrer também atividades nos hospitais.

Como tem acontecido em anos anteriores, a LPCC operacionaliza a campanha 2020, quer pelo desenvolvimento de ações próprias, quer ainda através do apoio a outras entidades que pretendem assinalar a data (através da disponibilização de materiais próprios). Nesse sentido, diversas entidades, públicas e privadas, juntam-se à comemoração desta data.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM