9 de Novembro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia Mundial da Água: Vamos todos fechar a torneira durante uma hora?

18 de Março 2022

O movimento “H2OFF – Hora de fechar a torneira!” volta a unir, pelo segundo ano consecutivo, a empresa municipal Águas de Coimbra (AC) e a Águas do Centro Litoral (AdCL).

Promovida pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, através da sua Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental, trata-se de uma ação de consciencialização ambiental que desafia a comunidade a fechar a torneira durante uma hora, entre as 22h00 e as 23h00, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

Esta ação, que está a ser divulgada em todo o país, sensibiliza para o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, mas essencial à vida. Durante 60 minutos, de forma deliberada e consciente, todos são desafiados a fechar as torneiras e a não gastar uma gota de água.

“Num momento em que Portugal enfrenta um cenário de seca em todo o país, torna-se imperioso lançar a discussão sobre o uso eficiente da água e cabe a todas as entidades promover uma reflexão sobre o tema, sendo essencial a mudança de comportamentos no que ao consumo da água diz respeito”, refere a associação.

Esta iniciativa contou, no ano passado, na sua primeira edição, com o apoio de várias entidades públicas e privadas, bem como com o envolvimento de dezenas de figuras públicas denominados de “embaixadores”, como artistas, atletas e outras personalidades reconhecidas a nível nacional e internacional. Nesta segunda edição, a APDA pretende continuar a aumentar o número de envolvidos neste importante movimento que é de todos.

No ano passado, um mês depois da estreia desta iniciativa, a APDA considerou que “ultrapassou as melhores expectativas”, tendo-se traduzido num “sucesso a nível nacional”. De acordo com as informações divulgadas, a nível institucional contou com a parceria do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores e da Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas da Região da Madeira. Teve ainda o apoio de 18 “parceiros premium”, que “ajudaram a financiar os custos de promoção, publicidade, divulgação e dinamização das diferentes plataformas para que a H2OFF fosse uma realidade”.

A APDA destacou, ainda, a participação de 43 entidades dos mais diversos setores e de todo o país, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores, que “abraçaram” a iniciativa, tendo sido fundamentais para a sua promoção e sucesso.

No âmbito desta ação, foram simbolicamente fechadas, naquela hora, 750 torneiras. A associação destaca, ainda, o impacto que teve junto da comunidade, não só através do gesto de não abrir a torneira mas também de outras formas, como partilhas da mensagem e outros contactos. Agradeceu, por isso, todos os apoios recebidos nesta iniciativa ambiental que, como sublinhou, “pretendeu tornar-se numa ação de responsabilidade massiva”, uma vez que “o uso eficiente da água deverá ser um gesto diário”.

Ao promover a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, a H2Off está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos”, “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e ao “combate às alterações climáticas”.

Esta ação veio, por isso, para ficar, e a segunda edição é já na terça feira, sendo todos desafiados a aderir.

Recorde-se que o Dia Mundial da Água foi instituído em 1993 pela ONU e pretende promover a reflexão sobre os problemas que ameaçam este recurso. Este dia também homenageia todos os que cuidam deste bem essencial à vida e que estão na linha da frente, a assegurar que os serviços públicos essenciais de abastecimento de água e de tratamento das águas residuais sejam prestados com a devida qualidade.

Este ano este dia é dedicado ao tema “Águas subterrâneas. Tornando visível o que é invisível”. De referir que a água subterrânea corresponde a cerca de 98 por cento de toda a água doce do Planeta em estado líquido. Este recurso esquecido para a maioria das pessoas, porque está debaixo do solo, é diariamente ameaçado pela excessiva exploração e contaminação.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM