26 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dia da Mulher assinalado ao longo de todo o mês em Coimbra

6 de Março 2020

O movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e 17 organizações da cidade juntam-se para assinalar, ao longo de todo o mês, o Dia Internacional da Mulher. Fazer de 8 de março “o dia de todas, todos os dias” é o desejo deste programa que conta com um conjunto variado de iniciativas.

Durante a apresentação, o coordenador do CpC, Jorge Gouveia Monteiro, apelou para que esta data não se resuma às “meras ações de oferecer flores e dos jantarzinhos sem os maridos” e para que “mulheres e homens adiram e participem nas iniciativas que contribuem para tornar mais forte e participativa a luta pela igualdade de direitos, por uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais solidária”.

O programa tem como lema “Pela democracia em Coimbra” e incita a uma maior participação das mulheres na vida da cidade, como defendeu Jorge Gouveia Monteiro.

Clara Moura, também do CpC, sustentou que “apesar da igualdade legislativa a mulher é penalizada no dia-a-dia” e apontou o caso de “as mulheres não se sentirem seguras da mesma forma que os homens, nomeadamente à noite”, enquanto Inês van Velze considerou que se deve assinalar o dia da mulher trabalhadora, com envolvência, e “não se pode ficar por iniciativas cristalizadas e conservadoras”.

O programa continua hoje com a realização do workshop “Criativa-te” – Festival Transfeminista de Coimbra (18h00), do Jantar Comunitário Larga de S. Salvador (20h00) e do concerto “Panelas Depressão” (22h00). Amanhã, às 16h00, realiza-se a Oficina de Cartazes, na Associação Académica, e no domingo, Dia da Mulher, decorre uma manifestação na Praça da República (16h00), e um concerto com Vânia, promovido pela República das Marias do Loureiro (19h00).

O programa integra ainda a tertúlia “Empodera-te” (dia 12, 20h00) no Café de Santa Cruz; a “Interseccionalidade no Feminismo” (dia 17, 20h30), na Casa da Lusofonia; a Roda de Conversa Mulheres Migrantes (dia 18, 18h00), promovida pela UMAR; um sarau de poesia de mulheres e feministas (dia 19, às 21h00), no SESLA; e uma Festa Fora do Armário (dia 28, às 00h00), no Aqui Base Tango.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM