23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Dez novos autocarros reforçam frota dos SMTUC

24 de Janeiro 2020

Dez novos autocarros estão já a circular na cidade, reforçando a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Destes, um é um veículo destinado ao transporte de passageiros com mobilidade reduzida, outro é uma viatura ligeira de mercadorias para servir de piquete e os restantes seis são autocarros que ostentam uma imagem de Miguel Torga, perpetuando assim a sua ligação à cidade e assinalando os 25 anos da morte.

Os novos veículos, que representam um investimento superior a meio milhão de euros, são “semi-novos”, sendo apenas novo o autocarro de nove lugares adaptado para transporte especial de passageiros, serviço destinado a pessoas com mobilidade reduzida que não possam fazer uso das carreiras regulares de transporte público, nomeadamente as que usam cadeiras de rodas, funcionando em sistema de porta-a-porta.

De acordo com a autarquia, este serviço funciona mediante reserva programada, aos dias úteis e aos sábados, entre as 07h00 e as 20h30, exclusivamente na área do concelho de Coimbra. Com a nova aquisição, estão agora disponíveis seis viaturas adaptadas para este fim. Este serviço é gratuito para crianças até aos quatro anos e para os restantes utilizadores funciona como nos restantes autocarros, ou seja, mediante apresentação do título de transporte válido. Atualmente, conta com 50 utilizadores, sendo que 31 se deslocam em cadeiras de rodas.

Apresentados na sexta feira, na Praça da República, os novos autocarros vêm servir a comunidade, ao mesmo tempo que homenageiam Miguel Torga, já que seis destes veículos ostentam uma imagem alusiva à evocação dos 25 anos da morte do escritor, assinalados precisamente nesse dia. Na ocasião, o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, recordou o “escritor notável”, um transmontano que é “uma referência cultural na nossa cidade”, que se apaixonou por e em Coimbra, cidade onde “arranjou amigos e fez cultura com entusiasmo, coerência, abnegação, verticalidade, determinação, perseverança, resistindo à ditadura e afrontando aqueles que achavam que eram os donos da inteligência dos outros”.

Ao assinalar os 25 anos da sua morte, realça que a autarquia pretende transmitir, através da mobilidade urbana, “a mensagem de Torga”, que mostra que “Coimbra para ser conhecida também tem que ser lida, interpretada, vivida e usufruída”.

Recorde-se que, nos últimos seis anos, a Câmara tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, através do reforço de 52 viaturas, nomeadamente 36 autocarros, 14 miniautocarros e duas carrinhas de transporte especial. No total, as novas aquisições representaram um investimento total de cerca de nove milhões de euros.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM