3 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Delta Cafés e Misericórdia de Lisboa apoiam famílias e restaurantes

24 de Dezembro 2020

O Grupo Delta Cafés e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criaram o movimento “Lugar à Mesa”, iniciativa que vai apoiar, em simultâneo, restaurantes e famílias afetadas pela pandemia, através da oferta de refeições confecionadas pelos restaurantes aderentes.

Neste momento de arranque, este movimento vai abranger 25 restaurantes de Lisboa, cujas refeições serão entregues a cerca de 1.000 famílias residentes nas Freguesias de Marvila, Santo António e Arroios. Esta primeira fase do “Lugar à Mesa” decorre até dia 17 de janeiro e os promotores pretendem que, em breve, possa também chegar a outras regiões do país, envolvendo mais restaurantes e consequentemente apoiando mais famílias.

Esta ação solidária é aberta também a todos os portugueses que queiram contribuir, podendo apoiar através da plataforma www.ppl.pt ou do site www.movimentolugaramesa.com. Cada doação, no valor de sete euros, será convertida numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, mediante a disponibilização de um voucher.

As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa da Misericórdia, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças e/ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.

Por sua vez, os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter como capacidade diária a confeção de mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.

Através desta iniciativa, a Delta Cafés e a Santa Casa reconhecem as consequências da pandemia para muitos agregados familiares, bem como a grave crise económica que os restaurantes estão a enfrentar, procurando assim contribuir diretamente para reativar o setor da restauração, ao mesmo tempo que intervêm positivamente nas comunidades locais.

O movimento ‘Lugar à Mesa’ reforça o apoio do Grupo à restauração e às muitas famílias que, devido à pandemia, viram as suas vidas afetadas”, explica Rita Nabeiro. A Administradora do Grupo Nabeiro frisa que a empresa quer “fazer parte ativa da sociedade, ajudando e contribuindo com soluções criativas que gerem um círculo virtuoso para nos ajudar a ultrapassar este período difícil”. Acrescenta que este é “apenas o primeiro passo ao qual queremos juntar outros parceiros, público ou privados, que nos ajudem a fazer crescer este movimento e consequentemente apoiar novos restaurantes e famílias”.

Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, alerta, por sua vez, que, “num contexto de crise, há sempre forma de ajudar os outros”. Assim, neste ano “caracterizado por dificuldades sem precedentes”, este movimento “representa um catalisador da mudança”. “Em fases difíceis, temos que redobrar e unir esforços, bem como trabalhar com ainda mais empenho nas respostas sociais que tanto têm contribuído para tornar a nossa sociedade mais justa. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz!”, frisa.

Esta ação tem ainda como parceiros a Câmara de Lisboa, a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a APN – Associação Portuguesa de Nutrição e a Casa do Impacto.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM