30 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

“D’Arte” traz a Cantanhede mundo das artes

13 de Setembro 2018

Cantanhede recebe, de 28 a 30 de setembro, o “D’ Arte” – Festival das Artes, evento pioneiro que vai trazer à cidade o mundo das artes, explorando o processo criativo através dos mais variados eventos.

Promovido pela Associação Orfeão Vox Caeli, este festival pretende, como explica a organização em nota divulgada, promover “uma interligação entre as várias artes plásticas, visuais e cénicas interpretadas por artistas locais, nacionais e internacionais”. Tem como principal objetivo “explorar o processo criativo inerente ao mundo das artes: a conceção, desempenho e resultado de uma obra de arte, seja na música, teatro, dança, pintura, escultura, literatura ou artesanato”.

Mais de uma dezena de artistas participa nesta primeira edição que abre, no dia 28, com uma sessão solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cantanhede, que conta com a presença de todas as entidades envolvidas, bem como do público em geral.

O primeiro dia do festival vai ser dedicado à divulgação de todo o concelho de Cantanhede, através da visita do Coro de Jóvenes de Madrid, prestigiada formação de canto constituída por 60 cantores e dirigida pelo maestro Juan Pablo de Juan, a locais históricos, futuristas ou naturais. O percurso vai começar no centro da cidade, passando pela Praça Marquês de Marialva, Museu da Pedra, Biocant Park e Praia Fluvial dos Olhos da Fervença. Termina com visitas à vila e Praia da Tocha, onde estarão em destaque a Associação de Moradores da Praia da Tocha e o Centro de Interpretação de Arte Xávega.

No segundo dia, 29 de setembro, destaque para a I Gala Cultural nos Paços do Concelho, com uma exposição de escultura, pintura e artesanato. Os visitantes vão poder apreciar, no átrio da Câmara Municipal, obras de vários artistas de Cantanhede. Vão poder desfrutar também de um espetáculo de música filarmónica e coral, com destaque para a interpretação de obras de António Fragoso, compositor natural da Pocariça. Não vai faltar também a dança contemporânea, o teatro e a literatura neste evento que decorre nos jardins dos claustros e que tem entrada livre.

O último dia do festival, a 30 de setembro, vai ser dedicado à vila histórica de Ançã, com a participação do Coro de Jóvenes de Madrid e do Orfeão Vox Caeli de Cantanhede na XVIII Feira do Bolo de Ançã, organizada pela AVANÇA – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural pela Qualidade de Vida do Meio Rural de Ançã.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM