27 de Março de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Cuidados redobrados para garantir saúde de todos

18 de Setembro 2020

Prevenir o aumento do contágio da Covid-19 continua a ser uma “batalha” de todos. A pandemia está a condicionar as nossas vidas e certo é que ninguém consegue prever quando retomaremos a normalidade. Há, por isso, que manter a determinação e os cuidados, de forma a evitar que o número de contágios continue a subir, como tem acontecido nos últimos dias.

Tal como se tem dito desde o início da pandemia, entre tantas incertezas, dúvidas e imprevisibilidades há um facto que é certo – ao garantirmos a nossa saúde estamos a contribuir também para a dos outros.

Este “inimigo invisível” pode chegar a todos mas importa que tenhamos consciência cívica e que, dentro das nossas possibilidades, tudo façamos para evitar a propagação do contágio. O uso correto da máscara, a lavagem e desinfeção frequente das mãos e garantir o distanciamento social recomendado pela Direção Geral de Saúde (DGS) são as recomendações básicas.

Há, contudo, muitos outros cuidados a ter e, já esta semana, na terça feira, entraram em vigor novas medidas preventivas, com o país a entrar em situação de contingência até ao final do mês. Após a reunião do Conselho de Ministros, o Primeiro-Ministro, António Costa, sublinhou que é “absolutamente decisivo manter a pandemia controlada”, defendendo que a batalha contra a Covid-19 continua a “depender fundamentalmente de cada cidadão”.

Com o fim das férias e o regresso à escola é preciso “reinventar” dinâmicas, de forma a que todos possamos retomar, de alguma forma, as rotinas normais em segurança. António Costa considera que é essencial “manter a pandemia controlada, possibilitando a recuperação económica e social do país”, salvaguardando sempre as questões da saúde, tendo sido tomadas várias medidas de prevenção nesse sentido. Realça, no fundo, que importa “aprender” a viver com a Covid-19, respeitando as regras de prevenção.

As novas regras de prevenção em vigor

As novas regras, que entraram em vigor na terça feira, proíbem ajuntamentos com mais de 10 pessoas; determinam que os estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h00, com a exceção de cafés, pastelarias, cabeleireiros e ginásios, e que devem encerrar entre as 20h00 e as 23h00, cabendo a cada Município determinar o horário mediante a situação que vive; e nos centros comerciais as áreas de restauração têm um limite máximo de quatro pessoas por grupo.

As regras determinam ainda a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço e a partir das 20h00 em todos os estabelecimentos, salvo os que servem refeições, bem como o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

O regresso às aulas presenciais, já esta semana, implica também a readaptação do funcionamento das escolas, com planos de contingência, distribuição de equipamentos de proteção individual e referencial de atuação perante casos suspeito, caso positivo ou surtos. Os restaurantes, cafés e pastelarias que se situem a 300 metros das escolas têm um limite máximo de quatro pessoas por grupo.

No caso dos lares passa a haver brigadas distritais de intervenção rápida para contenção e estabilização de surtos.

A nível desportivo, continua a ser proibida a presença de público nos recintos.

“A melhor forma de ajudar os profissionais de saúde é evitar estarmos doentes”, disse o Primeiro-Ministro, apelando ao comportamento individual responsável de cada um. “A nossa vida é só uma. E é tanto feita do emprego que temos ou perdemos, como da saúde que temos ou que não temos. Por isso, é condição essencial para a proteção do rendimento das famílias e para a proteção do emprego que a pandemia esteja controlada”, acrescentou.

Neste momento há, portanto, que continuar a redobrar os cuidados. O que é pedido a todos, no fundo, é que façamos mais um esforço para acautelar a nossa saúde e dos outros porque só juntos e unidos é que será possível ultrapassar esta luta.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM