27 de Fevereiro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Covid:Missa de homenagem às vítimas e profissionais amanhã na Igreja Santa Cruz

30 de Maio 2020

O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, vai presidir amanhã (31 de maio), às 18h00, na Igreja Santa Cruz, à celebração de missa de homenagem aos profissionais que se encontram “na linha da frente” do combate à pandemia da Covid-19, bem como às vítimas da doença.

Nesta cerimónia, que marca o encerramento do mês de maio, conhecido como “Mês de Maria”, D. Virgílio Antunes deseja expressar “um gesto de proximidade, consolação e homenagem” a todos. O Bispo de Coimbra vai presidir à Eucaristia Dominical, às 18h00, seguida da oração do Terço, pelas 19h00, numa transmissão que poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Diocese de Coimbra e do Jubileu.

“No fim-de-semana em que se retomam as celebrações comunitárias, e em que a Igreja celebra o Pentecostes, a solenidade do Envio do Espírito Santo, a 50 dias da Páscoa, esta celebração tem um sabor especial: da mesma forma que os Apóstolos saíram do ‘confinamento’ do Cenáculo para iniciarem a obra da Evangelização, as nossas comunidades cristãs, sob a Luz do Espírito Santo, retomam o encontro semanal para a celebração da Eucaristia, depois de mais de dois meses de ausência de Missa pública”, realça a Diocese de Coimbra.

A cerimónia conta com a presença e participação especial de representantes dos profissionais de saúde, cuidadores de idosos e pessoas frágeis, bombeiros, forças de segurança, militares e voluntários.

Em cada mistério, os fiéis vão poder escutar o testemunho de irmãos e famílias particularmente afetadas pela pandemia: um profissional de saúde recuperado da infeção, uma família enlutada, um capelão hospitalar, um cuidador de pessoas vulneráveis e uma família que viveu a angústia de um parto prematuro. Estes testemunhos concretos, fazendo eco das situações difíceis que se vivem, querem trazer uma luz de esperança e confiança a quem possa estar a viver em condições semelhantes.

Sem a possibilidade de juntar a habitual multidão de fiéis neste dia, são todos convidados a acompanhar a celebração online.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM