4 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Covid-19: UC e Grupo Tecnimede disponibilizam laboratório para realizar testes

1 de Abril 2020

A Universidade de Coimbra (UC) e o Grupo Tecnimede vão disponibilizar o UPCELLS, laboratório de Terapia Celular inaugurado em 2018, para a realização de ensaios de rastreio à Covid-19. O laboratório situa-se no edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no Pólo I, na Alta Universitária, e, durante pelo menos os próximos três meses, ficará dedicado exclusivamente a testes SARS-CoV-2, devendo ser anunciada brevemente a data em que começará a realizar os referidos testes.

De acordo com a informação divulgada, este laboratório vai ter capacidade para a realização de 500 a 800 testes diários, monitorizados por 72 técnicos voluntários, investigadores doutorados ou em doutoramento e técnicos de laboratório da UC. Vão ser formadas nove equipas de oito elementos, para realizarem turnos de cinco horas ao longo de sete dias por semana.

“A Universidade de Coimbra pretende colaborar no esforço que o país está a fazer para conter a pandemia da Covid-19 e a utilização das instalações de alta segurança que vão ser utilizadas só foi possível pela espontânea abertura por parte do Grupo Tecnimede para que tal fosse possível”, realça o reitor da UC, Amílcar Falcão.

Recorde-se que o laboratório UPCELLS resulta de uma parceria entre a UC e o Grupo Tecnimede, empresa farmacêutica 100 por cento portuguesa, para o desenvolvimento de uma vacina de células dendríticas direcionada para células cancerígenas, em particular para o tratamento dos carcinomas do pâncreas e do pulmão, que representou um investimento superior a dez milhões de euros.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM