16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Covid-19: SRCOM cria Grupo de Suporte para garantir bem estar dos profissionais

21 de Abril 2020

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM), através do seu Gabinete de Apoio ao Médico, criou uma estratégia de apoio centrada numa intervenção grupal de “Suporte, Partilha e Reflexão”, que tem em vista garantir o bem estar dos profissionais neste contexto da pandemia Covid-19.

Este apoio destina-se a todos os médicos inscritos na SRCOM e vai funcionar todas as semanas, à quarta-feira, sendo que o grupo poderá ter, no máximo, 10 participantes. De acordo com a SRCOM, tudo acontece na plataforma digital de videoconferência, através de Teams ®, após inscrição através do endereço eletrónico srcom.gam@gmail.com. As sessões terão, no máximo, 90 minutos (entre as 21h30 e as 23h00).

“É fundamental garantir o bem estar de quem está a lutar contra esta pandemia. No atual contexto de grande exigência e emergência, até pelas complexas atualizações técnico-científicas e organizacionais quase diárias, associado ao desgaste físico e emocional, será importante partilhar experiências sobre o impacto da crise no desempenho técnico e profissional”, sublinha Carlos Cortes, presidente da SRCOM.

Este grupo é dinamizado pelos psiquiatras João Redondo e Tiago Santos, que integram o Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM.

“A partilha e reflexão dos desafios colocados sobre a atual pandemia, o balanço do custo pessoal e familiar da reorganização do trabalho e dos riscos inerentes são objetivos gerais deste grupo”, explica João Redondo. O psiquiatra realça que esta intervenção foi planeada “de forma a ajudar a fazer a gestão emocional das situações de stress, auxiliar no processo de compatibilização de contextos familiares/laborais e informais, bem como para reforçar as competências no relacionamento interpessoal em contexto de crise, entre outras”.

Esta iniciativa do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM conta com o apoio do Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicológico, do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM