O SOSvizinho conta agora com uma linha de apoio nacional e gratuita – 800 20 20 20. Este projeto nasceu com a missão de ajudar pessoas que se encontrem dentro dos grupos de risco emergentes da crise pandémica provocada pela Covid-19, permitindo que lhes cheguem bens de primeira necessidade.
Assegurado por uma rede de voluntários em todo o território nacional, esta linha verde pretende responder a todos os idosos, doentes crónicos e outros beneficiários que, por motivo do estado de quarentena, devem permanecer em casa e têm dificuldades em aceder à internet ou a lidar com tecnologia. Assim, o SOSvizinho consegue dar resposta a qualquer necessidade via chamada telefónica, todos os dias, de segunda a domingo, das 8h00 às 20h00.
A rede de voluntários assegura que cheguem a estas pessoas não só os bens essenciais como medicamentos de que que necessitem, evitando que saiam de casa e se mantenham protegidos.
De referir que este projeto continua a crescer exponencialmente, sendo do conhecimento do ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e contando com apoio da ANAFRE e da CASES, aos quais se juntaram entidades privadas como a Altice, Fundação Ageas, Mitsubishi, Fundação EDP, entre outras. A expectativa é a de que se juntem cada vez mais entidades e organismos públicos e privados, reforçando assim esta rede de apoio a quem mais precisa.
De acordo com os dados divulgados, o SOSvizinho conta já com o registo de mais de 3.000 voluntários, que estão disponíveis para ajudar, continuando aberto e a trabalhar para estender esta rede de voluntariado.
“Urge identificar, em cada município, coordenadores que irão dar ajuda na operacionalização dos esforços do corpo de voluntários, um apoio fundamental para que a resposta ao fluxo de pedidos de ajuda de cada zona seja feita sem falhas”, explicam os responsáveis pelo projeto, acrescentando que nesta etapa, “o movimento procura ainda parceiros que ajudem a munir todos os voluntários com um kit de higiene e segurança como álcool gel, máscaras e luvas”.
Os cuidados na seleção dos voluntários
Neste momento, os voluntários registam-se na plataforma online em https://sosvizinho.pt, passando depois por um rigoroso processo de seleção que permitirá perceber se tem sintomas, se vive com alguém dentro do grupo de risco ou que possa estar contagiada, entre outros cuidados. Após validação de todos estes fatores e seleção do candidato a voluntário, estes são organizados e geridos por um coordenador de concelho, que fará a atribuição de pedidos e gestão das suas disponibilidades.
Os pedidos de ajuda podem ser feitos de duas formas – online, em https://sosvizinho.pt/preciso-de-ajuda, onde o beneficiário poderá submeter o seu pedido; telefonando para a linha verde nacional e gratuita 800 20 20 20 para efetuar o pedido, onde uma equipa de voluntários dará resposta todos os dias das 8h00 às 20h00 e enquanto durar o estado de emergência em que nos encontramos.
Todo o processo encontra-se automatizado para que cada necessidade seja suprida em 24h00, desde o momento em que o pedido entra na plataforma, é alocado ao concelho e coordenador respetivos, e este aloca-o a um voluntário disponível no seu turno. Os voluntários no terreno estarão devidamente credenciados e identificados para o desempenho da sua tarefa, bem como cobertos por um seguro criado de propósito para o âmbito da ação.
A Altice deu um forte contributo para a materialização deste projeto, desde logo do ponto de vista logístico, na montagem de um call center em tempo recorde, bem como do ponto de vista de recursos humanos, pois vários colaboradores da companhia aceitaram o desafio de assumir a responsabilidade de coordenação de voluntários em vários concelhos de todo o país.
Todas as novidades sobre este projeto podem ser acompanhadas nas páginas nas redes sociais Facebook e Instagram. Podem ser obtidas mais informações através do e-mail geral@sosvizinho.pt.