24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Covid-19: Profissionais de saúde começam a ser vacinados domingo

24 de Dezembro 2020

Os profissionais de saúde do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vão ser dos primeiros no país a ter acesso às vacinas contra a covid-19, a par com os dos centros hospitalares universitários do Porto, S. João, Lisboa Norte e Lisboa Central.

A vacinação começa no domingo e, no caso do CHUC, a administração aos seus profissionais está marcada para esse dia e também para segunda feira, tendo os milhares de funcionários opção de escolha e deverão manifestar a sua intenção perante o hospital.

Os profissionais de saúde destes cinco centros hospitalares universitários do país serão, então, os primeiros a ser vacinados contra a covid-19. “Escolhemos estas cinco estruturas porque elas representam o que é a rede de referenciação hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS), as instituições designadas de fim de linha”, explicou Marta Temido na segunda feira, no final de uma reunião de trabalho sobre o Plano de Vacinação de combate à covid-19, em que estiverem presentes vários ministros, representantes da ‘task force’ e o Primeiro-ministro, que participou por videoconferência por estar em isolamento profilático.

A ministra explicou que são designadas assim porque são instituições em que é preciso “preservar na sua capacidade de resposta não só para os portugueses, naturalmente, mas também para apoio às demais unidades da saúde”.

Marta Temido realçou que a vacinação começa domingo, 27 de dezembro, e decorrerá nos dias seguintes. Adianta também que continuará logo na primeira semana de janeiro, apesar de ainda não haver o calendário preciso porque depende da segunda entrega da Pfizer.

Nesse segundo momento haverá um alargamento da vacinação a outros estabelecimentos hospitalares, a outras unidades do SNS e “prioritariamente às estruturas residenciais para pessoas institucionalizadas”, disse a ministra.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM