Os Serviços de Ação Social do Instituto Politécnico de Coimbra (SASIPC) e o Lions Club de Coimbra estabeleceram ontem (8 de abril) uma parceria que visa apoiar o fornecimento de refeições a sem-abrigo e carenciados na cidade. As duas instituições vão assegurar 65 refeições que serão distribuídas semanalmente, à sexta feira à noite, até ao final deste período de emergência social provocado pela Covid-19. O serviço arranca hoje (9 de março), excecionalmente à quinta feira.
De acordo com os promotores, as refeições vão ser confecionadas pelos SASIPC no refeitório da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC)/Instituto Superior de Contabilidade e Gestão de Coimbra (ISCAC) e distribuídas pela Associação Integrar.
A presidente do Lions Club de Coimbra, Isabel Carvalho, e o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, assumem a importância da iniciativa como forma de as instituições cumprirem a sua responsabilidade social, particularmente no território onde estão inseridas. Segundo Jorge Conde, esta ação “é fruto da responsabilidade social a que nos obrigamos, com a dimensão que os orçamentos permitem, sendo que, na fase em que o país atravessa, não poderíamos deixar de ser solidários”. Acrescenta ainda que esta é “mais uma das medidas que estamos a tomar”, e que “não são exclusivas para a nossa comunidade”, para dar resposta aos desafios que se colocam.
Já Isabel Carvalho realça o facto de que “neste período de crise, as respostas sociais diminuíram e ao mesmo tempo aumentou o número de pessoas necessitadas”, pelo que “os Lions Clube de Coimbra, sendo um clube de serviço, decidiu ajudar naquilo que é possível, comprometendo-se a fornecer refeições até ao final da emergência social”. A responsável frisa que “sem a parceria com o Politécnico de Coimbra, seria muito mais difícil a brevidade da resposta”.
Recorde-se que o Politécnico de Coimbra já tem uma parceria com a Re Food para distribuição semanal de refeições provenientes dos refeitórios das unidades orgânicas de ensino.