O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a implementar um plano estruturado de auxílio às instituições hospitalares, centros de saúde, lares e residências de idosos de toda a região Centro.
O plano, que vai decorrer durante a fase crítica da pandemia da Covid-19, prevê a distribuição de bens e material de proteção, começando pelas unidades hospitalares e estendendo-se depois aos centros de saúde, lares e residências de idosos, refere o Núcleo.
“Logo que os aspetos logísticos estejam mais normalizados, o plano visa manter e reforçar o apoio aos doentes oncológicos e suas famílias”, acrescenta em nota divulgada, salientando que “a ação visa, em primeiro lugar, auxiliar os profissionais de saúde e desta forma proteger os doentes oncológicos”.
O Núcleo Regional do Centro da LPCC já distribuiu “6.064 bens alimentares a doentes e profissionais de saúde no IPO de Coimbra, nomeadamente produtos como leite, néctares, bolachas unidose, compotas variadas e águas”.
No IPO de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) entregou “500 viseiras de proteção individual”, 60 botas e cogulas, confecionadas pelos seus voluntários, e seis guichés acrílicos de proteção”.
Distribuiu ainda 775 produtos (como viseiras, máscaras cirúrgicas, álcool e toalhitas de solução alcoólica) a diversas estruturas de apoio a idosos.
“O Núcleo Regional do Centro encontra-se, neste momento, a ultimar vários outros processos de aquisição de bens, equipamentos e materiais, representando esta ação um esforço financeiro global na ordem dos 145 mil euros”, refere o comunicado.
Aquele organismo perspetiva entregar, nos próximos dias, mais “6.400 unidades de viseiras de proteção e 206 unidades de acrílicos de proteção para guiché, 11.300 bens alimentares a doentes e profissionais de saúde e 5.000 máscaras cirúrgicas, 2.000 máscaras FFP2 e 240 unidades de álcool (250 ml)”.
Nesta operação inicial de doação de bens e materiais, o núcleo vai distribuir mais de 33 mil produtos.
“O Núcleo Regional do Centro está mobilizado para, imediatamente após esta fase ativa de entrega de bens e materiais, manter e reforçar o apoio ao doente oncológico e familiares” a nível local e regional, através de um programa de apoio, a médio e longo prazo, que aposta no reforço de serviços, nomeadamente no apoio social, apoio jurídico e psico-oncológico, em formato não presencial, realça ainda o comunicado.
A LPCC disponibiliza ainda apoio através da linha informativa nacional, Linha Cancro (808 255 255).