24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Covid-19: ISEC concebe modelo de óculos/viseira para profissionais de saúde

31 de Março 2020

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) desenvolveu um modelo muito flexível e versátil de óculos e viseiras para os profissionais de saúde que estão envolvidos na triagem e no tratamento do novo coronavírus.

O ISEC explica que vai iniciar a produção esta semana nas suas instalações, ao ritmo de 50 conjuntos por dia, recorrendo a três impressoras 3D de alto rendimento. Dá ainda conta que as primeiras centenas vão ser oferecidas ao Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).

Os óculos protegem os olhos, enquanto a máscara protege a boca e o nariz. O seu topo é fechado na zona de contacto com a testa, impedindo a passagem de aerossóis, gotículas ou pó.

“Trata-se de um sistema de proteção versátil que pode ser utilizado por médicos, enfermeiros e paramédicos como ‘óculo de proteção’ ou evoluir, na mesma configuração, para ‘viseira de proteção’”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “As primeiras centenas de exemplares serão entregues ao Centro Hospitalar Universitário de Coimbra – CHUC: há, aliás, um contacto direto entre os Serviços de Manutenção dos CHUC e o ISEC para apoiar o fabrico de componentes especiais nos nossos laboratórios”, continua.

O modelo foi concebido por docentes e investigadores do ISEC no seu Laboratório de Biomecânica Aplicada. Trata-se de módulos integráveis, de baixo custo e rápida produção através de fabrico aditivo, com recurso a impressão 3D FDM (fabrico por fusão de filamento). O projeto envolveu a otimização geométrica por forma a ser ergonómico e a adaptar-se a qualquer rosto, de fácil montagem e utilização – mas com a garantia de proteção total da face do utilizador: boca, olhos e nariz.

“No caso dos óculos, protege os olhos, devendo a proteção da boca e do nariz ser feita através de máscara”, descreve Mário Velindro, acrescentando que “o seu topo fechado, na zona de contacto com a testa, garante a proteção de aerossóis que venham de cima, de gotículas ou de qualquer pó”.

Os novos conjuntos podem ser produzidos em diversos materiais, estando a sua conceção otimizada para a utilização de PLA (polímero termoplástico) na estrutura de suporte, bem como de folhas de acetato para o conjunto óculo/viseira.

Nos últimos anos, o ISEC tem apostado fortemente no desenvolvimento tecnológico na área da saúde, concebendo e desenvolvendo meios de diagnóstico mais precisos, assim como novos e mais eficazes meios de apoio à terapêutica.

“O ISEC tem-se empenhado ao máximo para colocar a engenharia ao serviço da medicina e do bem-estar dos doentes e dos profissionais de saúde”, afirma Mário Velindro. “Temos feito uma grande aposta na investigação, no âmbito dos nossos cursos de engenharia e, em particular, no Laboratório de Biomecânica Aplicada e nos ciclos de estudo na área da engenharia biomédica”, realça.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM