O Festival Abril Dança em Coimbra, cuja realização estava prevista entre hoje (dia 3) e 30 de abril, foi adiado, face à situação atual de pandemia de Covid-19 e em linha com as medidas de contenção definidas pelo Governo.
Organizado pela Universidade de Coimbra/Teatro Académico de Gil Vicente e pela Câmara Municipal de Coimbra, o festival, que teve em 2016 a sua primeira edição conjunta, regressará em abril de 2021, estando os organizadores a reagendar para o próximo ano a maior parte das produções previstas.
Partindo de um interesse comum pela dança contemporânea, a edição 2020, tal como as anteriores, foi programada para dar conta do panorama criativo da criação nacional e internacional, além de promover de modo crescente atividades pedagógicas direcionadas para públicos escolares.
Estavam programados cerca de duas dezenas de eventos, nacionais e internacionais, que seriam apresentados entre o Teatro Académico de Gil Vicente e o Convento São Francisco, e que incluíam apresentação de espetáculos, visitas guiadas, exposições, conversas com os artistas, sessões de cinema e, um programa criado e apresentado com os alunos de diversas de escolas de dança da cidade e da região de Coimbra.
“Os organizadores do evento manifestam a sua redobrada vontade e confiança no futuro e estão desde já a preparar a próxima edição do festival, que se realizará em abril de 2021 e que será o melhor Abril Dança em Coimbra de sempre”, asseguram os promotores, recordando que este festival se tem afirmado como iniciativa de referência na área da dança.