Cerca de 1.900 pessoas vão participar amanhã, a partir das 18h30, na mítica Corrida e Caminhada de São Silvestre de Coimbra. Depois de um ano de interregno provocado pela pandemia da covid-19, a 43.ª corrida de São Silvestre de Coimbra, a segunda mais antiga de Portugal continental, regressa amanhã às ruas da cidade e conta com uma adesão recorde a nível da participação.
“Tivemos um número de inscrições surpreendente. Batemos todos os recordes anteriores”, sublinha Luís Gaspar, presidente da Associação Recreativa Casaense, recordando que a participação máxima registada até agora tinha sido de 1.500 pessoas. Segundo este responsável, estão inscritas cerca de 1.700 pessoas na corrida e 200 na caminhada.
Organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, Associação Recreativa Casaense, Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e Escola de Atletismo de Coimbra, a prova, que tem como madrinha a atleta Fernanda Ribeiro, inclui uma corrida principal com cerca de 10 quilómetros, uma Mini São Silvestre e uma caminhada, com aproximadamente cinco quilómetros.
Com partida e final da Rua Infanta D. Maria, o programa começa às 16h00 com a Mini São Silvestre de Coimbra. Às 18h00 começa o aquecimento para a 43.ª São Silvestre, que arranca meia hora depois. A caminhada começa um minuto depois do início da corrida. A entrega dos prémios está prevista para as 19h30.
De referir que a prova tem reunido, nos últimos anos, aproximadamente 1.500 inscritos e tem sido fundamental para fomentar o crescimento do atletismo na cidade e para o aparecimento de novos clubes.