29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Correntes de um só rio” convida a celebrar a música em Coimbra

4 de Outubro 2019

O festival “Correntes de um só rio” – Encontro da canção, do fado, da música e das guitarras de Coimbra anima a cidade até terça feira, com vários eventos a decorrerem no Convento São Francisco mas também noutros espaços, levando a música ao vivo para as ruas e repúblicas.

Promovido pela Câmara de Coimbra, em colaboração com artistas, produtores e agentes culturais do Município, este festival pretende “honrar as tradições e o legado cultural” da cidade. Na apresentação do evento, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, explicou que o festival “nasceu da conjugação de muitas vontades para valorizar Coimbra através da defesa e da promoção de um dos mais importantes pilares imateriais da nossa cultura e da nossa identidade”, sublinhando a importância das várias parcerias estabelecidas para tornar possível esta realização que visa, ainda, como explicou, preservar e promover “aquilo que nos singulariza, ao mesmo tempo que aposta em grandes eventos que projetam e reforçam a notoriedade de Coimbra”.

Do vasto programa, que começou na terça feira, destaque para a exposição “Flores para Coimbra”, título de um dos álbuns mais importantes da história da canção da cidade. “A poesia e a música são o fio condutor de uma história fundamental para a conquista da democracia em Portugal e para a afirmação da tradição musical de Coimbra no panorama da música moderna portuguesa”, realçou Manuel Portugal, da organização do festival e curador da exposição que pode ser visitada até dia 20, no Convento.

O álbum vai ser ainda evocado amanhã, a partir das 18h30, na antiga Igreja do Convento, num espetáculo em que as suas canções serão recriadas, numa produção da Associação Fado Hilário. À noite, a partir das 21h30, o Grande Auditório recebe o evento “15 anos sem paredes”.

Antes disso, já esta noite, a partir das 21h30, o Grande Auditório recebe o espetáculo “Guitarras de mão em mão” – viola de Coimbra.

Na segunda feira destaque para o evento “A Escola de Coimbra na guitarra de Carlos Paredes”, às 18h00, no Café Concerto, um espaço de reflexão sobre esta temática; e para o concerto do fadista Ricardo Ribeiro que, a partir das 21h30, no Grande Auditório, vai fazer uma viagem pela história do fado, canção e balada de Coimbra.

A música sai também à rua em “Roteiros da Canção de Coimbra”, estando a última sessão marcada para amanhã, às 17h00, mediante reserva obrigatória através da bilheteira do Convento S. Francisco, do email bilheteira@coimbraconvento.pt ou do telefone 239 857 191.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM